Pular para o conteúdo principal

CAFETERIA ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS ABRE AS PORTAS COM PROPOSTA INOVADORA


Projeto promovido pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi inaugurado na última quarta-feira, 5, e apresentou durante a abertura o conceito de Cafeteria Escola que será disponibilizada para a comunidade da UFLA e do município de Lavras e região.

Durante a inauguração foram servidos 2.500 cafezinhos, totalizando a degustação de 125 litros da bebida. 

O café servido é produzido na própria InovaCafé, o CAFESAL, nome que presta uma homenagem à antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e que intitula a Cafeteria Escola “CafEsal”.

Durante a degustação, as pessoas foram orientadas sobre o consumo consciente do açúcar, e alguns estudantes provaram o café sem o produto, afinal quando a bebida é boa, a adição de açúcar é dispensável.

A Cafeteria Escola vem qualificar estudantes, professores, funcionários e comunidade externa no preparo e consumo de cafés de qualidade. 

A sua proposta é diferente e o seu horário de funcionamento também, a cafeteria vai funcionar em dias e turnos alternados, oferecendo serviço convencional de cafés para o público e a realização de treinamentos e eventos com vagas limitadas, para saber a programação semanal, basta acessar a página da cafeteria no Facebook.

Confira alguns dos serviços que serão oferecidos pela cafeteria:
·Venda do café produzido pela InovaCafé (o CafEsal), grãos, torrado ou moído;
·Venda de café espresso, cappuccino e outras bebidas à base de café;
·Degustações comentadas de cafés;
·Treinamentos sobre técnicas de preparo e bebidas à base de café;
·Eventos sobre café e espaço aberto para eventos da comunidade.

Poesia & Café
Quem visitou a cafeteria conferiu o trabalho do escritor Carlos La Terza. O autor do livro “Leite de Pedra” apresentou sua obra que é feita de forma artesanal e reúne poesias datilografadas em filtros de café reutilizados. 

Os filtros usados para fazer o café que foi servido durante a inauguração foram doados ao autor que criou o projeto “Leitura Sustentável”, que lança livros com poesias de autores mineiros utilizando somente o filtro de café reutilizado como matéria prima.

A Cafeteria CafEsal servirá como ponto de coleta de filtros de papel, assim os estudantes e a comunidade poderão entregar o material no local e o mesmo será destinado ao poeta para confecção dos livros.
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...