Pular para o conteúdo principal

CONFECÇÃO DE PIJAMA INCENTIVA O PLANTIO DE ÁRVORES

Lápis com sementes de embaúba: incentivo ao plantio de árvores 


A cada ano, o homem sente mais as mudanças climáticas. São vários os fatores que levam ao desequilíbrio da temperatura, mas os processos industriais ajudaram na aceleração do aquecimento global. 

O desmatamento, a queima de combustíveis fósseis e a agricultura intensiva liberam gases do efeito estufa na atmosfera que, por sua vez, aprisionam o calor do sol no planeta e impede que ele seja refletido de volta ao espaço. Essa ação faz com que a atmosfera da terra aqueça e, cada vez mais, a impressão de calor extremo.

O efeito estufa causa furacões, tempestades, secas e enchentes. Também causa o derretimento das calotas polares, aceleramento do processo de desertificação de algumas regiões do planeta, desequilíbrio dos mares e oceanos, desaparecimento de algumas espécies vegetais e animais e intensificação dos incêndios florestais. 

Enfim, o efeito estufa é um câncer com efeitos devastadores se não for tratado com todo cuidado.

O que fazer para combater o efeito estufa? Pesquisadores do mundo todo dão uma fórmula simples: reflorestamento em larga escala. 

É isso mesmo: plantar árvores, principalmente nos grandes centros urbanos, pode ajudar a combater o efeito estufa, pois as árvores reduzem o calor da selva de pedra urbana, evita enchentes e preserva cursos de água.

Preocupada com a situação, a Oficina do Pijama, empresa do polo mineiro de moda íntima (Juruaia), está fazendo sua parte ao incentivar seus clientes a plantar árvores. 

“Ainda que sejam necessários milhões de árvores para minimizar o efeito estufa, é importante conscientizar as pessoas sobre o problema. O que será do futuro do planeta se algo não for feito?”, indaga Sidinéia Ribeiro, sócia proprietária da marca.

Ao fazer compras na loja, o cliente ganha da Oficina do Pijama um lápis que contém uma cápsula em sua ponta com sementes de embaúba. O próprio lápis é feito de madeira de reflorestamento e, depois de usado, deve-se plantar o toco. Quando a cápsula é exposta à umidade, ela se decompõe e liberta a semente para a germinação.

Embaúba
Embaúba é o nome comum de várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia. Originária da Mata Atlântica e, como é pouco exigente em relação ao solo, é muito utilizada para a recuperação de áreas desmatadas. 

As árvores de embaúba possuem troncos ocos e podem chegar a 15 metros de altura. Além disso, é uma planta medicinal, e pode ser utilizada em casos de pressão alta, bronquite, tosse, feridas na pele, taquicardia, tuberculose, asma, coqueluche e diabetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...