Pular para o conteúdo principal

CONFECÇÃO DE PIJAMA INCENTIVA O PLANTIO DE ÁRVORES

Lápis com sementes de embaúba: incentivo ao plantio de árvores 


A cada ano, o homem sente mais as mudanças climáticas. São vários os fatores que levam ao desequilíbrio da temperatura, mas os processos industriais ajudaram na aceleração do aquecimento global. 

O desmatamento, a queima de combustíveis fósseis e a agricultura intensiva liberam gases do efeito estufa na atmosfera que, por sua vez, aprisionam o calor do sol no planeta e impede que ele seja refletido de volta ao espaço. Essa ação faz com que a atmosfera da terra aqueça e, cada vez mais, a impressão de calor extremo.

O efeito estufa causa furacões, tempestades, secas e enchentes. Também causa o derretimento das calotas polares, aceleramento do processo de desertificação de algumas regiões do planeta, desequilíbrio dos mares e oceanos, desaparecimento de algumas espécies vegetais e animais e intensificação dos incêndios florestais. 

Enfim, o efeito estufa é um câncer com efeitos devastadores se não for tratado com todo cuidado.

O que fazer para combater o efeito estufa? Pesquisadores do mundo todo dão uma fórmula simples: reflorestamento em larga escala. 

É isso mesmo: plantar árvores, principalmente nos grandes centros urbanos, pode ajudar a combater o efeito estufa, pois as árvores reduzem o calor da selva de pedra urbana, evita enchentes e preserva cursos de água.

Preocupada com a situação, a Oficina do Pijama, empresa do polo mineiro de moda íntima (Juruaia), está fazendo sua parte ao incentivar seus clientes a plantar árvores. 

“Ainda que sejam necessários milhões de árvores para minimizar o efeito estufa, é importante conscientizar as pessoas sobre o problema. O que será do futuro do planeta se algo não for feito?”, indaga Sidinéia Ribeiro, sócia proprietária da marca.

Ao fazer compras na loja, o cliente ganha da Oficina do Pijama um lápis que contém uma cápsula em sua ponta com sementes de embaúba. O próprio lápis é feito de madeira de reflorestamento e, depois de usado, deve-se plantar o toco. Quando a cápsula é exposta à umidade, ela se decompõe e liberta a semente para a germinação.

Embaúba
Embaúba é o nome comum de várias espécies de árvores, principalmente do gênero Cecropia. Originária da Mata Atlântica e, como é pouco exigente em relação ao solo, é muito utilizada para a recuperação de áreas desmatadas. 

As árvores de embaúba possuem troncos ocos e podem chegar a 15 metros de altura. Além disso, é uma planta medicinal, e pode ser utilizada em casos de pressão alta, bronquite, tosse, feridas na pele, taquicardia, tuberculose, asma, coqueluche e diabetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...