Pular para o conteúdo principal

CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO: EVENTO NA UFLA USUFRUI DOS TALENTOS NA BUSCA DE IDEIAS INOVADORAS

Com elenco técnico de primeira, vivências de valor e oficinas 'descoladas', evento contribuiu para uma percepção mais humanística e engajada do mundo do trabalho
Equipe do Projeto Piloto, do Centro Universitário de Barra Mansa. Com o slogan "Vamos decolar!", universitários avançam os limites interestaduais e chegam no campus da UFLA

A Robótica Jr, empresa júnior formada por estudantes do curso de engenharia de controle e automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com orientação de professores do Departamento de Engenharia (DEG), promoveram nos dias 25 e 26, terça e quarta, o workshop "CriAtivo: Como empreender com criatividade?".

Contanto com palestras, workshop e oficinas práticas, o evento abordou a temática do empreendedorismo e da criatividade, com ênfase na área da comunicação.

E para contribuir com sua experiência e vivências, a organização do evento convidou a equipe do programa Projeto Piloto, do curso de jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

O projeto é um programa de reportagens jornalísticas divulgadas em sua página (fb.com/oficialprojetopiloto), desenvolvido como prática laboratorial. A equipe, composta por cinco estudantes de Jornalismo e um estudante de Direito, conta com duas repórteres, um cinegrafista, dois produtores, e um editor. 

Durante o "CriAtivo", eles apresentaram a oficina “Comunicação e mídias sociais: produção independente". Foram trabalhados assuntos como comunicação e linguagem em mídias sociais, idealização de pautas e organização de equipes, como escolher os meios e canais de trabalho de acordo com a finalidade e a importância da inovação nesse meio.

“O Projeto Piloto nasceu da proposta de criar um programa que pudesse representar nossas vozes e, ao mesmo tempo, a voz da população regional. Nosso objetivo é levar informação a todo tipo de público que as redes sociais integram, de maneira simples e objetiva”, enfatiza Raissa de Faria, estudante do 4º período de Jornalismo e repórter do programa.

Alvaro Britto, que é jornalista, professor e coordenador do curso de jornalismo do UBM, destaca que é necessário que iniciativas como essas sejam apoiadas e levadas para frente entre os estudantes. 

“É uma marca da nossa gestão. Um curso participativo, democrático, no qual os alunos são mais que clientes, são protagonistas. Os espaços são abertos para os alunos que quiserem ocupar e construir junto o curso”, conclui.

Ainda esse ano, o curso firmou uma parceria com a TVR, a TV universitária da UFF de Volta Redonda. Segundo Alvaro, essas realizações abrem campo para a reflexão e prática em uma TV pública. 

“Além de ser um espaço fundamental de experimentação e criatividade, ajuda a fortalecer a imagem do curso e do UBM. O Projeto Piloto, assim como o programa Conexão Mix, foram iniciativas dos próprios alunos que sempre buscaremos apoiar”, comenta o coordenador.

Juntando-se e somando...
Além da oficina ministrada pela equipe do Projeto Piloto, outra colaboradora do CriAtivo foi Christina Lopes, estudante de agronomia da UFLA, que apresentou a oficina "Desenho à lápis: desenvolvendo a criatividade a partir da  interpretação da realidade". Nesta oficina foram introduzidas técnicas básicas e dicas para a produção de um bom desenho a lápis. Além disso, form trabalhados o estímulo à criatividade, por meio da observação e interpretação da realidade; e aos hemisférios direito (criativo e artístico) e esquerdo (lógico e racional) do cérebro.

Já o artista plástico Weber Souza contribuiu com a oficina "Grafite básico: explorando spray e pensamento". Nessa oficina foram discutidos conceitos básicos de grafite, como lidar com a lata de spray e suas aplicações, de uma maneira bem divertida e prazerosa. A oficina teve como objetivo instigar a atitude criativa, ao mesmo tempo em que fez um comparativo entre a forma de pensar do artista e a do empreendedor.

Denian Castro, ator no Grupo Teatro Construção e estudante de direito da UFLA, foi o oficineiro do CriAtivo que veio ajudar os participantes do evento a perderem um pouquinho o "Medo do Público". Na oficina, Denian apresentou dicas de como se apresentar com segurança e prender a atenção do público, utilizando recursos multimídia da melhor forma. Além disso, ele ensinou alguns truques baseados na linguagem corporal. Tudo isso contado com histórias, exemplos e interação com o público.

Mayara Toyama, estudante de administração pública na UFLA, foi a responsável pela oficina "A fotografia como forma de expressão". A oficina teve como objetivo principal levar conceitos e técnicas básicas da fotografia, importantes para quem está iniciando na área. Além disso, foram apresentadas dicas de fotografia com o celular, inspiração e motivação para quem está começando ou tem interesse na arte de fotografar.

No CriAtivo, teve ainda o workshop "Negócios de Impacto Social", com o CHOICE, maior rede de universitários engajados em negócios de impacto social no Brasil. Este foi um workshop prático que teve por objetivo explorar a criatividade e o empreendedorismo, instigando os participantes na perspectiva das deficiências sociais, em formato de Game. As atividades desenvolvidas foram realizadas de forma interativa, com jogo e desafio em grupo, trabalhando o conceito de Negócio de Impacto Social.

Somando-se a este elenco de primeira linha do CriAtivo, Tio Flávio marcou presença com a palestra "Sonhar e Realizar". Ele é considerado um dos mais requisitados palestrantes mineiros, realizando 200 palestras a cada ano, para empresas de diversos segmentos. É autor de livros e fundador do projeto Tio Flávio Cultural. Graduado em comunicação social e mestre em engenharia de produção, com especializações em marketing e em gerenciamento de pequenas e médias empresas (MPE's). Também é blogueiro do maior portal mineiro de entretenimento, o SouBH, e articulista do Jornal Hoje em Dia.

O evento
De acordo com Marcello Rodrigues, presidente da Robótica Jr., o evento teve o intuito de explorar o tema “Como empreender com criatividade?”, por meio de oficinas e palestras com uma visão inovadora sobre o empreendedorismo, direcionadas a membros de empresas juniores da universidade e demais comunidades acadêmicas.

“Montamos uma programação que, ao mesmo tempo, englobe atividades de cunho empresarial, negócios de impacto social e artístico para desenvolver as capacidades criativas dos participantes”, destacou.
com informações da assessoria UBM
com informações da página do evento
edição Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...