![]() |
Dâmina Pereira, familiares e assessores durante jantar no Palácio do Planalto na véspera da votação |
Prioridade emergencial da gestão do presidente Michel Temer (PMDB), a PEC 241 congela os gastos públicos com saúde, educação, previdência e assistência social por 20 anos.
O texto foi aprovado por 366 votos a favor, 111 contrários e duas abstenções. Eram necessários 308 parlamentares para aprovarem o texto.
Apenas seis partidos (PT, PDT, Rede, PSOL, PCdoB e PMB) orientaram suas bancadas a votar contra o texto.
Todos os outros, a começar pelo PMDB de Temer e pelo PSDB, segundo maior partido no ministério, determinaram que seus integrantes votassem a favor do texto.
No dia anterior a votação, o presidente Michel Temer e seus assessores mais próximos intensificaram as articulações para aprovação da PEC. As movimentações culminaram com o oferecimento de um jantar milionário oferecido pelo presidente aos deputados, na noite desta segunda-feira, 9,
De acordo com o cerimonial do Palácio do Planalto, 215 parlamentares, entre deputados e senadores, compareceram ao jantar, que durou três horas.
O presidente recebeu os convidados ao lado de sua esposa, Marcela Temer. Os parlamentares puderam levar família. O evento contou com telões, vários selfies e presença maciça do 'baixo-clero', como são chamados os parlamentares sem muita visibilidade e poder de articulação na Câmara dos Deputados, criando neles uma sensação de importância.
Foi servido um vinho de boa qualidade e uma carne com risoto de funghi, além de salmão, salada e massa. O custo do encontro não foi revelado, mas especialistas da área da gastronomia acreditam que foram gastos mais de 30 milhões de reais apenas neste jantar.
A deputada federal Dâmina Pereira (PSL), que é da cidade de Lavras, no Sul de Minas, esteve no jantar e aparece na imagem do fotógrafo do Palácio do Planalto, Beto Barata, bem em frente ao presidente Michel Temer, enquanto ele discursava no evento. A parlamentar lavrense votou a favor da PEC 241.
Leia também: Deputada lavrense diz que gestão de Cunha foi "a mais proveitosa da Câmara"
Leia também: Deputada lavrense diz que gestão de Cunha foi "a mais proveitosa da Câmara"
Comentários