Pular para o conteúdo principal

EM NOTA, SILAS DESTACA QUE ATUAL GESTÃO É TRANSPARENTE E DESEJA SUCESSO AO FUTURO PREFEITO

Atual prefeito de Lavras destacou que não irá rescindir contratos de limpeza urbana, medicamentos ou de outros serviços básicos no "apagar das luzes" da sua administração

Silas Costa Pereira disse que "as urnas mostraram a esperança do povo de Lavras no novo governo" e espera que ele "seja digno da votação que recebeu"

Durante a semana passada, o prefeito eleito de Lavras, no Sul de Minas, o médico urologista José Cherem (PSD), concedeu entrevistas a diversas mídias da cidade e região. 

Na entrevista exclusiva concedida para o portal Lavras 24 Horas na manhã do último dia 3, data posterior a realização da eleição municipal, o prefeito eleito deu o tom de como enxerga a atual administração de Silas Costa Pereira (PMDB).

Perguntado se daria continuidade as políticas públicas implantadas pela atual administração da cidade, José Cherem disse que não vê nada que possa ser aproveitado da administração de Silas, a não ser algumas pessoas que fazem parte dela. 

O futuro chefe do Executivo disse também que real situação do município é uma "caixa-preta".

Em nota, dirigida ao prefeito eleito e a toda a população de Lavras, o atual chefe do Executivo, Silas Costa Pereira, se defende, diz que a atual gestão é transparente e destaca a normalidade e democracia do processo eleitoral ocorrido na cidade.

Silas, disse ainda, que não deixará o cargo com pendências como a ausência de prestação de serviços básicos no "apagar das luzes" com objetivo de tumultuar a nova gestão que assumirá e desejou sucesso ao futuro prefeito. 

Confira abaixo a nota enviada pelo prefeito Silas Costa Pereira:

José Cherem,

Li a sua primeira entrevista como prefeito eleito. Duas afirmações merecem ser esclarecidas.

Antes, porém, dou-lhe os parabéns pela expressiva votação que recebeu da população lavrense.

A eleição transcorreu de modo tranqüilo, não vi a confecção de panfletos criminosos caluniando a honra de candidatos, não vi abuso dos meios de comunicação, não tenho notícia de que houve contratações abusivas, enfim, diferentemente da eleição de 2012, em 2016, parece que os candidatos aprenderam a lição da Justiça dada em suas quatro instâncias.

“A prefeitura Municipal é uma caixa-preta”, você disse em sua entrevista.

A afirmação é falsa.

Qualquer cidadão minimamente esclarecido pode saber das contas da prefeitura por meio de vários meios, entre os quais o portal da transparência. O Diário Oficial torna público quem é demitido e contratado em cargos comissionados, há audiências públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a cada quatro meses o Secretário da Fazenda e a Contadora do Município apresentam à Câmara de vereadores o relatório do período.

A próxima apresentação na Câmara será dia 17/10, quando se poderá constatar, entre outras coisas, que de janeiro a agosto deste ano a receita corrente líquida do município caiu 7%, o que significa mais de 11 milhões de reais a menos. Também será demonstrado que o gasto com pessoal, nos últimos 12 meses, corresponde a 47,44% da receita e, portanto, não se pode falar que há mero congelamento de benefícios. Os restos a pagar, que me foram entregues ao final da gestão do ex-Prefeito Marcos Cherem em 41,38 milhões de reais, abaixaram para aproximadamente 38,74 milhões. E veja bem, em período de forte crise.

Os processos licitatórios são públicos, estão todos à disposição para quem quiser examinar. E lhe garanto: não rescindirei contratos de limpeza urbana, medicamentos ou aquisição de balão de oxigênio, para ficar com apenas esses exemplos, como foi feito pelo ex-prefeito, para dificultar a gestão de quem me sucederá. Jamais, afinal, meu berço é lavrense e não vou me apequenar.

Lembre de uma coisa: na política a gente não milita para derrotar, a gente faz política para construir.

Mas há mais uma fala sua que merece atenção: “Não vejo nada na atual gestão que possa ser aproveitado.” 

Você pretende acabar com o CEACAD e com o convênio da AABB que abrigam centenas de crianças carentes, com atividades diversas e refeições diárias? As Unidades Básicas de Saúde que inauguramos no Vila Rica e Cruzeiro do Sul não serão mais aproveitados?  E a “Escola da Inteligência”? Eu como educador que sou nunca vi nada mais eficiente e inovador. E o “Sistema Positivo” que implantamos na nossa educação infantil? Só as melhores escolas particulares utilizam esse método. O Lixão vai voltar? A Secretaria de Saúde sairá de sua nova sede? A Câmara de vereadores continuará esperando sua nova casa? E as quadras do Olaria e São Vicente serão desfeitas? O Centro de Esportes e Artes Unificadas (CEU) será desativado? E as crianças que estão com suas vidas sendo modificadas para o bem? Como é que ficam? O novo CEMEI do Fonte Verde a ser inaugurado em poucas semanas será fechado?  Todas as escolas municipais foram ou estão sendo reformadas. Elas servirão para nada? O trânsito voltará a ter a mesma direção de antes? As rotatórias serão destruídas? O EDUCAT será fechado de novo depois de educar mais de duas mil crianças para o trânsito? E a dengue? Herdamos uma epidemia e eliminamos mais de 90% da incidência, o trabalho vai parar? E os desastres que herdamos como no Jardim Magnólia, Rua Progresso, Rua Raimunda Marques, Vila  Alzira e a ponte da Vila Rica e Vale do Sol? São infraestruturas difíceis de não serem aproveitadas. A maior parte delas está debaixo da terra. Foram feitas para resolver problemas e não para inaugurar placas. E as centenas de imóveis que regularizamos, voltarão à estaca zero?

E há muito mais que fizemos e que, com certeza, será aproveitado – e espero melhorado – por você.

É preciso ter cuidado antes de sair por aí dizendo coisas sem sentido, pois quando se faz política com ódio, não há construção de coisa alguma.

As urnas mostraram a esperança do povo de Lavras no novo governo. Que ele seja digno da votação que recebeu, agindo com civilidade e respeito a todos os cidadãos, inclusive aos que estão comandando o barco na maior tempestade que já se viu. Assim será melhor para Lavras. E é isso que interessa! 

Espero que você seja feliz no cargo de Prefeito e sinta, ao final da jornada, como eu estou sentido, que tudo que pôde ser feito foi feito.

Viva Lavras, acima de tudo!

Silas Costa Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...