Pular para o conteúdo principal

MULHERES NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO É TEMA DE PALESTRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Serena Fernandes ministrou a palestra sobre Mulheres na TI
Nos últimos anos as mulheres tem conquistado mais espaço no mercado de trabalho, nas graduações e nas mídias, também sendo protagonistas nas cenas política e social. Mas a paridade entre homens e mulheres ainda tem muito caminho a ser percorrido.

E o mercado de tecnologia ainda é um setor dominado pelos homens. E lutando contra essa corrente, as mulheres desempenharam um papel fundamental na história da tecnologia. Ada Lovelace desenvolveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Grace Hopper foi a criadora daquele que é considerado o primeiro software de computador. A freira Mary Kenneth Keller foi a primeira norte-americana a conseguir um PhD em Ciência da Computação e participou da criação da linguagem BASIC. 

Na abertura da III Semana de Ciência e Tecnologia (SETI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizada ontem, segunda-feira, 16, Serena Fernandes, especialista em desenvolvimento de linguagem Java da empresa Avenue Code, ministrou a palestra "Mulheres na TI". 

Formada pela Cotemig, Serena é co-fundadora da Minas da TI, um grupo formado por mulheres que atuam na área de tecnologia da informação ou que atuam em outras áreas e possuem interesse por tecnologia. 

O grupo tem por objetivo empoderar mulheres e promover a troca de conhecimento. Para isso, utilizam tecnologia como ferramenta para atingir esses objetivos. Atualmente o grupo é exclusivo para mulheres.

Com as exceções da diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, e a CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, o mercado de tecnologia é ainda mais restritivo a mulheres do que empresas de outros setores.

De acordo com notícia do site da revista Época Negócios, publicada em agosto de 2015, entre as companhias do SP 100, o ranking com as maiores empresas do mundo compilado pela agência de risco Standard&Poor’s, 20% delas têm, pelo menos, uma diretora. 

Ainda de acordo com a reportagem, no Vale do Silício, o mesmo acontece só com 10% das empresas. Ao descer na cadeia hierárquica, o problema persiste. No Google, 30% dos funcionários são mulheres. Se levarmos em conta a divisão mais importante, a de engenharia, a relação é menor: 17%. No Brasil, encolhe ainda mais. Somente 10% dos engenheiros no centro de engenharia de Belo Horizonte são mulheres. Não é um problema isolado. 

A publicação destaca ainda que a mesma relação desigual entre homens e mulheres acontece no Facebook (31% são mulheres), na Apple (30%) e no Twitter (30%). Para piorar, só 10% dos aportes financeiros são feitos em startups comandadas por mulheres, segundo estudo da Harvard Business School.

A SETI vai até o próximo domingo, 23. O evento é organizada pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC), Centros Acadêmicos (CA's) de Ciência da Computação e de Sistema de Informação, Programa de Educação Tutorial Institucional (PETI) Ciência da Computação e Sistema de Informação e a Empresa CompJr.

Confira a programação completa da SETI: http://www.seti2016.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...