Pular para o conteúdo principal

OS SECRETARIÁVEIS DE JOSÉ CHEREM


O médico urologista José Cherem (PSD) se reuniu no último dia 6, com vereadores eleitos para a próxima legislatura em Lavras, no Sul de Minas. Cherem, que vai assumir o comando da cidade a partir de 1º de janeiro de 2017, com um salário de R$20.623,70, realizou a confraternização para afinar o discurso com os futuros parlamentares para garantir a sua governabilidade.

Após as eleições municipais de 2 de outubro, um dos pontos que vai ascender discussões nos próximos meses é a escolha para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Lavras. 

Por enquanto, nenhum nome levantou ainda discussões nos bastidores, mas de acordo com fontes ligadas ao grupo político da família Cherem, João Paulo Felizardo (PSD), parlamentar reeleito e que foi o mais votado nesta eleição, estaria enxergando que está a sua hora de alçar voo rumo a cadeira da presidência.

Para a liderança do governo na Câmara, a estreante Cristiane Costa (PSD) é o nome mais especulado para ocupar o posto. Paralelo, um certo fator decisivo e aguardado ainda pode mexer na composição do futuro Legislativo local.

Do outro lado, não se tem notícias ainda sobre nomes para compor um bloco de oposição ao futuro prefeito na Câmara e nem um nome de contraponto para a presidência do Legislativo local.

Em outra frente, começam a ser levantadas especulações quanto a formação do primeiro escalão do governo José Cherem. 

O futuro vice-prefeito Edson Alves de Abreu, é dado como certo para assumir a Secretaria Municipal de Assuntos Rurais. Ex-vereador e produtor rural, Duti, como é mais conhecido, deve assumir o posto tanto pelo conhecimento e articulação que possui na zona rural, quanto para geração de economia aos cofres públicos, uma vez poderá optar entre o salário de vice ou de secretário municipal.

A ex-secretária de Educação da administração Marcos Cherem (PSD), Cláudia das Neves Lopes é o nome mais lembrado para retornar a pasta, mas as especulações diante do seu nome já geraram apreensão e um certo descontentamento no setor, mesmo entre apoiadores do prefeito eleito. 

Em uma entrevista, José Cherem disse que tem pessoas na atual administração de Silas Costa Pereira (PMDB) que podem ser aproveitadas em sua gestão. Além disso, o prefeito deve abrir espaços para vereadores que não conseguiram se reeleger, seja no primeiro ou segundo escalão e também candidatos que não foram eleitos, mas são aliados.

Na pasta da Defesa Social e Trânsito, por exemplo, um vereador, que não se reelegeu, de acordo com especulações, estaria articulando apoios para uma propensa indicação para o cargo. O mesmo já estaria em um política de aproximação amigável com os servidores do órgão.

Para a Controladoria do município, um profissional com militância em nível estadual na entidade de classe da carreira que atua, é o cotado para assumir o cargo.

O ex-prefeito Marcos Cherem e o ex-vice-prefeito Aristides Silva Filho (PSD), além do deputado estadual Fábio Cherem (PSD) também devem indicar nomes para postos na futura gestão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...