Pular para o conteúdo principal

AS DISTINTAS LEITURAS E LINGUAGENS ARTÍSTICAS INSPIRADAS EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS


Para celebrar o legado de uma das obras mais contundentes do universo roseano – Grande Sertão: Veredas, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) preparou, gratuitamente, uma programação diversa que pretende retratar a força dessa criação, que ultrapassou a literatura e está presente nas mais diferentes linguagens artísticas.

Passando pelo teatro, a música, a literatura, as artes visuais e o cinema a curadoria procura evidenciar como Grande Sertões: Veredas é um campo fértil para diversas artes e que hoje, mesmo 60 anos depois de seu lançamento, não se extinguiram as possibilidades de interpretação e fruição de um rico conteúdo presente na obra. 

Além disso, o evento dá continuidade às comemorações do legado de Guimarães Rosa, iniciada em julho deste ano pela FCS, dentro das atividades do 2º Inverno das Artes.

Durante quatro dias, serão realizadas 11 atividades, incluindo uma leitura de trechos da obra de Guimarães Rosa por Maria Bethânia; palestra encenada do compositor e escritor baiano Elomar; exposição Imagens do Grande Sertão, de Arlindo Daibert; palestra encenada com o Grupo Ponto de Partida; intervenção do Cochicho Poético; exibição dos filmes Outro Sertão, Noites do Sertão e Grande Sertão Veredas, seguida de bate-papo com as cineastas Glaura Cardoso e Soraia Vilela; além de um seminário que discutirá toda a obra do escritor, com a historiadora Heloisa Starling e o artista José Alberto Pinho Neves.

Obra de inesgotáveis possibilidades, Grande Sertão: Veredas completou 60 anos em 2016. Pela voz de um jagunço, Guimarães Rosa narra uma história de complexidade ímpar, abordando temas universais como amor, morte e religiosidade. 

Como se não fosse o bastante, em Grande Sertão: Veredas, Rosa rompe com a forma tradicional de escrever e é responsável por uma verdadeira revolução literária que desfila filosofia, neologismos e metáforas. 

Criação de quem, único, tinha nas palmas das mãos os recursos literários e a gramática de várias línguas, além de um conhecimento intelectual e uma sensibilidade singulares para as questões humanas.

Distribuição de ingressos
Todos os eventos terão entrada gratuita e serão sujeitos à lotação de espaço. Para o evento em que Maria Bethânia lerá trechos de Guimarães Rosa, a retirada de ingressos será feita hoje, sexta-feira, 4, a partir das 10h, na bilheteria do Palácio das Artes. 

Cada pessoa terá direito a apenas 1 (um) ingresso. Os demais eventos terão a retirada de ingresso 1 horas antes das apresentações.

Serviço
Rosa Expandido
Local: Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - Belo Horizonte
Data: 3 a 6 de novembro
Entrada Gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...