Pular para o conteúdo principal

DEPUTADO DO DEMOCRATAS QUER VIABILIZAR CAMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Proposta é antiga e voltou a cena. No momento, nenhuma instituição federal de ensino superior apresentou oficialmente proposta para se instalar na cidade

José Roberto Scolforo, Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Carlos Melles (DEM-MG)
Em seu perfil na rede social Facebook, o deputado federal mineiro Carlos Melles, do Partido Democratas (DEM-MG), informou que esteve com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, deputado federal pelo PMDB do Rio de Janeiro, reiniciando o trabalho para a implantação do Centro Mineiro de Excelência Esportiva, na sua terra natal, São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas.

Na postagem, o parlamentar - que foi ministro do Esporte e Turismo (2000/2002) no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas no governo Antonio Anastasia (PSDB) - comemora ainda que o Centro de Excelência se integra ao esforço que a cidade de São Sebastião do Paraíso possa sediar um campus de uma universidade federal.

O parlamentar do Sul de Minas aparece ao lado do ministro Leonardo Picciani e do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. A proposta de um campus da universidade em São Sebastião do Paraíso é antiga e agora está sendo ressuscitada. Anteriormente, chegou a ser cogitada a instalação de um campus da UFLA. Mas atualmente não se sabe ainda qual instituição possa querer e tenha viabilidade de se instalar naquela cidade.

A proposta está sendo reerguida em meio um momento crítico pelo qual passa a educação superior no Brasil. Só na UFLA, neste momento, quatro segmentos da instituição (estudantes, servidores, professores e pós-graduandos) estão em greve contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela os gastos públicos em saúde e educação por 20 anos. Na última sexta-feira, 18, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) votou pela suspensão do calendário acadêmico na instituição. Hoje, quinta-feira, 24, docentes das universidades federais iniciaram uma greve nacional contra a PEC 55.


De acordo com Melles, o reitor apresentou ao ministro, na reunião realizada nesta quarta-feira, 23, em Brasília, a solicitação para complementação de recursos para investimentos no complexo esportivo da universidade, com foco na promoção de atletas de alto rendimento. Ainda segundo o parlamentar - que foi um dos mais ferrenhos defensores do impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) - o ministro deverá fazer uma visita à universidade no mês de dezembro.

Recentemente o reitor da UFLA esteve participando em solenidade no Palácio do Planalto e em fotografia postada no site institucional da universidade aparece cumprimentando o ministro da Educação Mendonça Filho (DEM-PE) e o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). 

Em outra notícia, o reitor aparece ao lado do ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha (PMDB-SP).

AÇÃO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E CULTURA

Os professores e servidores técnico-administrativos em educação (TAE's) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizam, amanhã, sexta-feira, 25, a ação "Defesa da Educação, Saúde e Cultura: exercendo a cidadania".

O eventoserá realizado a partir das 10h, na Praça Doutor Augusto Silva e contará com aferição de pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, apresentação musical de artistas da universidade e da cidade.

Estudantes, professores, artistas, poetas, músicos e a comunidade lavrense estarão exercendo a sua cidadania e lutando em defesa do País de uma maneira diferente: prestando serviço à comunidade local. A ação também será um canal de diálogo e exposição da atual conjuntura nacional.

Os grupos Cabelinho da Lua e Los Sirius já confirmaram presença. Também haverá um palco livre onde haverá recital de poesia, varal de frases para compartilhar experiências vividas, conversa com a comunidade local e atividades para crianças e debates.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...