Pular para o conteúdo principal

ESTADO LAICO É DEFINIDO COMO O TEMA DA 21ª PARADA DO ORGULHO LGBT DE SÃO PAULO

Parada de 2015, completou 20 anos e reuniu 2 milhões de pessoas
A Organização não-governamental Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT-SP) responsável pela Parada do Orgulho LGBT que é realizada na capital paulista há 20 anos, trabalha o ano todo para que o evento, que une alegria e militância.

Após diversas reuniões da diretoria da entidade em conjunto com outras ONG's de direitos humanos LGBTs, coletivos e militantes independentes, fecharam um consenso e definiram o tema, o slogan e a justificativa da Parada para o ano de 2017.

Com o tema "Estado Laico" e o slogan "Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado Laico", a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que chegará a sua 21ª edição, será realizada no dia 18 de junho de 2017.

A decisão foi tomada por votação na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no bairro da Bela Vista, no dia 29 de outubro e quatro temas concorreram: Educação, Família, Estado Laico ou Protagonismo Feminino LGBT.

“A laicidade do Estado democrático garante respeito à diversidade religiosa, humana e cultural. O Estado deve assegurar todos os direitos humanos, tais como a liberdade religiosa, o direito de cada cidadão a exercer ou não a religiosidade que quiser, mas deve ser garantida a não discriminação. Além disso, é necessária a autonomia do Estado frente às igrejas, garantindo sua imparcialidade", afirma a APOGLBT em sua justificativa para o tema.

De acordo com a associação da Parada, nos anos de 2015 e 2016 a comunidade LGBT tem visto retrocessos na promoção da igualdade de gênero nos planos de educação articuladas por bancadas legislativas católicas e evangélicas, e referendadas por chefes do Poder Executivo.

Ainda segundo a entidade, há também um trabalho para que o ensino religioso no sistema público de educação seja confessional ao invés de propor visão secular da história das religiões. "Seria o Estado a serviço do fundamentalismo religioso", destaca a entidade.

"É uma grave ameaça à cidadania, e à democracia constitucional brasileira, o fato de integrantes dos Três Poderes, em qualquer nível, atuar tendo como guia seus valores religiosos, sem observância à cidadania, à pluralidade e aos direitos humanos. Cargos públicos não podem ser utilizados para imposição de visões religiosas quaisquer sejam elas", reforça a APOGLBT-SP.

Concurso – Cartaz 2017
Após a definição do tema, slogan e justificativa, a APOGLBT SP torna pública a Seleção de Arte Parada 2017.

Para isso, convida todos os estudantes e profissionais da área de designer para participar e enviar seus trabalhos até dia 16/12.

O regulamento e demais informações podem ser acessados no link:
http://paradasp.org.br/apoglbt-sp-selecao-arte-parada-2017-participem/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...