Pular para o conteúdo principal

PROFESSORES SUÍÇOS FALAM SOBRE O CIRCUITO DAS ÁGUAS


O projeto 'Segunda-feira às 18:00', iniciativa do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) trouxe, nesta segunda-feira, 7, os professores e engenheiros suíços Peter Walter Shmocker e Ernst Zucher para proferirem a palestra "A árvore como modelo para o nosso futuro: propostas para um projeto de desenvolvimento sustentável integral para a região do Circuito das Águas". 

Os palestrantes estiveram nas cidades do Sul de Minas por dois dias para conhecer um dos maiores parques de águas medicinais do mundo, a fim de ver o local e seus problemas e traçar estratégias para o circuito.

Ernst começou a palestra explicando que a árvore deve ser o centro de qualquer política ambiental. Segundo o suíço, ela é a responsável por proteger a fauna e a flora dos ecossistemas, o solo e as águas, além de ter dimensões sociais. Ernst ensinou que uma árvore é um envelope de água, e que, nas florestas úmidas, a água que ela evapora funciona como um protetor contra o sol. 

Ele também contou que a floresta não é apenas a soma das árvores que estão lá. É um organismo vivo, cujas árvores funcionam como órgãos em um corpo.

Assim como em um organismo, é necessário haver diversidade de órgãos. Em uma floresta são necessárias diversas espécies para que ela funcione plenamente. Por isso, Ernst criticou as políticas de reflorestamento que focam em apenas uma espécie, como o eucalipto, lembrando que em florestas desse tipo não há canto de pássaros. 

“Precisamos manter as florestas intactas”, afirmou, ao fim de sua apresentação. Além desses aspectos, Ernst também falou sobre a importância de se usarem, de forma sustentável, materiais orgânicos, como argila e madeira, na construção civil, lembrando que a madeira é um grande absorvedor de CO2.

Peter Walter Shmocker mudou o foco da palestra: do “pulmão do mundo, para o sangue do mundo”, as águas. 

Ele fez uma rápida apresentação sobre a sua visita ao Circuito das Águas e afirmou nunca ter visto algo parecido no mundo. 

De forma geral, ele considera que os parques estão sendo bem cuidados e que os poucos erros que encontrou podem ser consertados facilmente. 

Em alguns slides, mostrou alguns equívocos que encontrou na construção de um canal e explicou como a vida poderia voltar àquele curso d’água com medidas simples, como aumentar sua profundidade, variar as espécies de árvores plantadas nas laterais e colocar pedras no leito para que a corrente tenha variações de velocidade e propicie esconderijo aos peixes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...