Pular para o conteúdo principal

QUARTA MAIOR CIDADE DO SUL DE MINAS, PASSOS SE PREPARA RECEBER O SEGUNDO CURSO DE MEDICINA

Os diretores falaram sobre a importância da nova faculdade para a região
Diretores da Faculdade Atenas, que irá instalar um curso de medicina em Passos, no Sul de Minas, se reuniram com o prefeito Ataíde Vilela (PSDB) na tarde da última quinta-feira, 10. 

Na pauta do encontro, a informação de que as questões legais juntos ao Ministério da Educação referentes à implantação da faculdade em Passos estão definidas e devidamente publicadas no Diário Oficial da União (DOU). 

A etapa atual do processo é a definição do local onde irá funcionar a futura escola de medicina, que já tem nome: Faculdade Atenas Passos.

Segundo os diretores, a previsão é de que em 2017 a cidade terá seu segundo curso de medicina em funcionamento – o outro é da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

O vestibular será marcado logo após a escolha da área em que será instalada ou construída a escola – a intenção inicial é alugar um imóvel em condições de abrigar a instituição e, depois, construí-la em terreno próprio.

Estiveram com Ataíde Vilela os diretores e irmãos Hiran Costa Rabelo (diretor geral), Roberto da Costa Rabelo (infraestrutura e estratégia) e Rodrigo Costa Rabelo (desenvolvimento). 

“A nossa ambição é construir uma escola de medicina maravilhosa aqui, em Passos”, afirmou Hiran, “à altura de Passos”, complementou Roberto, após anunciarem ao prefeito que estão prontos para iniciarem os trabalhos no município.

“Vocês podem ficar tranquilos porque a Prefeitura vai continuar oferecendo todo o apoio necessário, principalmente através da Secretaria de Saúde, para o sucesso desse novo curso de medicina que irá ajudar no desenvolvimento de nossa cidade e também da região”, disse Ataíde.

Referindo-se ao curso de medicina da UEMG, que poderia ser visto como concorrente, Roberto Rabelo explica que se trata do contrário: “Na história das escolas de medicina, quando alguém fala que é muito (duas escolas na mesma cidade), eu digo que ainda é pouco, como Ribeirão Preto, que tem quatro escolas de medicina e ainda tem demanda para mais. E o desenvolvimento que traz para a região não é pouco”, afirmou, observando que a atenção básica em saúde será o primeiro setor a receber os benefícios da faculdade.

De acordo com Hiran Rabelo, vencida a etapa burocrática com o Ministério da Educação, a mantenedora da Faculdade Atenas, o Centro Educacional Hyarte, de Paracatu, já iniciou os preparativos para a instalação em Passos. Esse trabalho será feito pela equipe de infraestrutura, dirigida por Roberto Rabelo, que já na quarta-feira iniciava a visita aos locais que poderão abrigar a faculdade.

O diretor geral observou que Passos foi escolhida entre 39 cidades para receber a escola e que o apoio da Prefeitura foi fundamental para essa conquista, desde a assinatura de Ataíde no processo de adesão ao Programa Mais Médicos, que previa também os novos cursos de medicina particulares no país.Hiran, Roberto e Rodrigo são irmãos, de um total de nove, que trabalham juntos no Centro Educacional Hyarte. 

Passos e Sete Lagoas são as primeiras cidades para as quais a instituição se expandiu. O nome Hyarte é a inicial dos nomes dos irmãos e foi criado pela mãe deles, a educadora Lourdes Costa Rabelo, fundadora do grupo. 

O nome Atenas se refere à capital grega, à qual foi comparada Paracatu, por causa de seus filhos notáveis, como o jurista Afonso Arinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...