Pular para o conteúdo principal

SÁVIO SOUZA CRUZ RECEBE REPRESENTANTES DA POPULAÇÃO INDÍGENA EM MINAS


Na tarde da última sexta-feira, 11, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz (PMDB), recebeu cerca de 20 pessoas de diversas etnias indígenas para falar sobre o acesso aos serviços de saúde e as conquistas já construídas pela Política Estadual de Saúde Indígena.

Em um momento de diálogo aberto, um balanço das necessidades dos povos indígenas mineiros foram repassados diretamente por aqueles que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Seis etnias indígenas de 7 municípios do estado participaram do encontro que foi realizado na Regional de Saúde de Belo Horizonte, na Praça Sete, na capital mineira. 

Índios dos municípios de Carmésia, Campanário, Araçuaí, Açucena, Martinho Campos, São João das Missões e Resplendor apresentaram suas ideias e percepções sobre a saúde do Estado para a população indígena. 

O momento, segundo eles, foi único pois é a primeira vez que um Secretário de Estado de Saúde, recebeu e escutou as propostas das etnias.

A professora de artes e culturas e cacique Pataxó da aldeia Encontro das Águas de Carmésia, Sijanete Alves Brás, afirmou que o momento é histórico e motivador. 

“Pela primeira vez o Estado promoveu um encontro de diálogo com as comunidades indígenas. Atitude que promove o respeito na sociedade”, disse.

Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Minas Gerais – Espírito Santo e membro da Aldeia Caieiras Velhas da cidade de Aracruz (ES), Roberto Tupiniquim, o Estado de Minas Gerais é um modelo de gestão em saúde ao proporcionar um diálogo tão próximo e participativo. 

“As aldeias sempre buscam o fortalecimento das diversas etnias. Muitas vezes elas possuem necessidades diferentes, mas procuram melhorar as condições de saúde em conjunto”, afirmou.

Também escutando atentamente as demandas indígenas, a subsecretária de Políticas e Ações em Saúde, Maria Turce, destacou a importância do encontro. 

“Estamos em uma gestão que valoriza a diversidade. Nosso objetivo é proporcionar uma maior participação e interação dos diversos usuários da SUS”, disse. 

Segundo o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz, o governo quer trabalhar de forma diferente e escutar sobre os impactos na saúde da população indígena é de extrema importância. “Saber quais são as necessidades dos povos indígenas contribui muito para o planejamento de ações e programas futuros”, disse. 

Representando a etnia Pankararu, da aldeia Cinta Vermelha Jundiba, de Araçuaí, Ivan Pankararu considerou o momento muito importante. 

“Iremos voltar muito satisfeitos para as nossas aldeias. Fomos muito bem recebidos e nos ouviram, algo que nunca tinha ocorrido antes”, disse.

Fazendo um resumo do encontro, o índio da aldeia Atoran do município de Resplendor, Douglas Crenak, disse que o momento foi muito mais que uma tarde de diálogo. 

“O que vivenciamos aqui hoje não foi apenas uma situação de conversa e diálogo. Foi um momento de participação e principalmente de respeito”, afirmou.
por Alessandra Maximiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...