Pular para o conteúdo principal

SÁVIO SOUZA CRUZ RECEBE REPRESENTANTES DA POPULAÇÃO INDÍGENA EM MINAS


Na tarde da última sexta-feira, 11, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz (PMDB), recebeu cerca de 20 pessoas de diversas etnias indígenas para falar sobre o acesso aos serviços de saúde e as conquistas já construídas pela Política Estadual de Saúde Indígena.

Em um momento de diálogo aberto, um balanço das necessidades dos povos indígenas mineiros foram repassados diretamente por aqueles que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Seis etnias indígenas de 7 municípios do estado participaram do encontro que foi realizado na Regional de Saúde de Belo Horizonte, na Praça Sete, na capital mineira. 

Índios dos municípios de Carmésia, Campanário, Araçuaí, Açucena, Martinho Campos, São João das Missões e Resplendor apresentaram suas ideias e percepções sobre a saúde do Estado para a população indígena. 

O momento, segundo eles, foi único pois é a primeira vez que um Secretário de Estado de Saúde, recebeu e escutou as propostas das etnias.

A professora de artes e culturas e cacique Pataxó da aldeia Encontro das Águas de Carmésia, Sijanete Alves Brás, afirmou que o momento é histórico e motivador. 

“Pela primeira vez o Estado promoveu um encontro de diálogo com as comunidades indígenas. Atitude que promove o respeito na sociedade”, disse.

Para o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Minas Gerais – Espírito Santo e membro da Aldeia Caieiras Velhas da cidade de Aracruz (ES), Roberto Tupiniquim, o Estado de Minas Gerais é um modelo de gestão em saúde ao proporcionar um diálogo tão próximo e participativo. 

“As aldeias sempre buscam o fortalecimento das diversas etnias. Muitas vezes elas possuem necessidades diferentes, mas procuram melhorar as condições de saúde em conjunto”, afirmou.

Também escutando atentamente as demandas indígenas, a subsecretária de Políticas e Ações em Saúde, Maria Turce, destacou a importância do encontro. 

“Estamos em uma gestão que valoriza a diversidade. Nosso objetivo é proporcionar uma maior participação e interação dos diversos usuários da SUS”, disse. 

Segundo o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz, o governo quer trabalhar de forma diferente e escutar sobre os impactos na saúde da população indígena é de extrema importância. “Saber quais são as necessidades dos povos indígenas contribui muito para o planejamento de ações e programas futuros”, disse. 

Representando a etnia Pankararu, da aldeia Cinta Vermelha Jundiba, de Araçuaí, Ivan Pankararu considerou o momento muito importante. 

“Iremos voltar muito satisfeitos para as nossas aldeias. Fomos muito bem recebidos e nos ouviram, algo que nunca tinha ocorrido antes”, disse.

Fazendo um resumo do encontro, o índio da aldeia Atoran do município de Resplendor, Douglas Crenak, disse que o momento foi muito mais que uma tarde de diálogo. 

“O que vivenciamos aqui hoje não foi apenas uma situação de conversa e diálogo. Foi um momento de participação e principalmente de respeito”, afirmou.
por Alessandra Maximiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...