Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE NA COMUNIDADE: ÔNIBUS LABORATÓRIO LEVA CIÊNCIA E CULTURA PARA LAVRAS E REGIÃO


O ônibus laboratório é o veículo disponibilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para fomentar e apoiar ações de itinerância de grupos extensionistas da instituição. 

O ônibus está equipado para levar exposições, oficinas, multimídias e outras atividades para toda comunidade do município de Lavras e região. 

Além de promover a divulgação científica e cultural, o ônibus laboratório da PROEC, pasta comandada pelo professor João José Melo Marques, visa aproximar a ciência do cotidiano das pessoas, oferecendo um espaço de descoberta e reflexão  pela cultura científica, por meio de atividades interativas.

Atualmente os projetos que o utilizam são o  Ciência em Ação, a Magia da Física e do Universo e Biblioteca Itinerante.



O veículo conta com um televisão de plasma, um microondas, um refrigerador, três bancadas internas, um gerador e uma tenda lateral.

Por meio dele, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realiza os projetos Biblioteca Itinerante, Ciência em Ação e Mágia da Física e do Universo.

Biblioteca Itinerante
O projeto biblioteca Itinerante é coordenado pela pedagoga Regina Flexa Ribeiro Proença da Biblioteca Universitária (BU) e visa realizar rodas de conversa com o objetivo de incentivar e destacar a importância do hábito da leitura.
Visita da Biblioteca itinerante ao bairro Cohab, na Zona Norte de Lavras

Ciência em Ação
Já o projeto Ciência em Ação. que é coordenado pelo servidor técnico-administrativo José Sebastião Andrade de Melo, tem como intenção fortalecer as ações de popularização da ciência desenvolvidas no Museu de História Natural (MHN) da instituição, expandindo as para as escolas públicas do município de Lavras.

As ações do projeto contam com exposições itinerantes do Acervo do MHN e demais atividades como palestras, minicursos, mostras de filmes. 

São tividades de extensão universitária que visam realizar periodicamente discussões acerca do conhecimento das ciências naturais e exatas, assim como as relações existentes entre Ciência Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. 

O objetivo é reforçar o papel que MHN vem assumindo como um espaço promovedor de ações regionais que contribuem para a formação científica e cultural de seu público alvo.

Magia da Física e do Universo
Coordenado pelos professores José Nogales e Karen Luz do Departamento de Física (DFI), o projeto Magia da Física e do Universo tem como objetivo despertar o interesse da população pelos conhecimentos e conceitos da física e da astronomia. 

Nele são desenvolvidos e apresentados para o grande público em praças e escolas experimentos que desafiam a percepção e os sentidos, assim como demonstrações, oficinas e palestras.

Como solicitar seu uso?
O interessado em utilizar o Ônibus Laboratório da PROEC deverá fazer a requisição junto ao setor de transporte da UFLA, por meio do formulário  (disponível em: http://www.proplag.ufla.br/site/servicos/legislacoes/), com cópia para a PROEC. 

por Leonardo Maranha de Oliveira - da assessoria PROEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...