Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO: PROJETO ESCOLA ARTERIAS ENCERRA ATIVIDADES COM PREMIAÇÃO DE ESCOLAS


As escolas que mais se destacaram em 2016 no Projeto Escola Arteris, desenvolvido pela Autopista Fernão Dias, serão premiadas hoje, segunda-feira, 5, das 14h às 17 horas, na Hípica Recantos das Palmeiras- situado na Avenida das Quaresmeiras, Distrito Industrial, Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

A cerimônia de premiação marca também o encerramento das atividades do Projeto Escola para este ano. O evento está programado para reunir cerca de 300 pessoas, entre educadores, alunos e representantes da concessionária.

Foi escolhida como escola destaque 2016 a EM “Lázaro Maximiano Pereira”, de Cambuí/MG. A unidade receberá como prêmio um computador completo e uma impressora. 

As Menções Honrosas foram conquistadas pelas Escolas Municipais “E.I.F. Professora Walda Paolinetti Lozasso”, de Atibaia/SP; “CEMEI Monsenhor Nelson Leite Lemos”, de Careaçu/MG; “Antônio Fernal”, de Oliveira/MG e “Comendador Antônio Florêncio”, também de Careaçu/MG. As quatro instituições puderam escolher entre dois prêmios – tablete ou HD Externo.

O programa atendeu neste ano 33 escolas de 15 cidades onde passa o trecho sob administração da Autopista Fernão Dias, com a abrangência de um universo de cerca de mais de 13 mil alunos, do ensino infantil, fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), além dos 703 professores da rede pública.

Há 15 anos ativo, o Projeto beneficia atualmente 545 escolas da rede de ensino público nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Tamanha mobilização gera frutos nessas localidades. Conhecedores de seus direitos, pais e alunos passaram a exigir mudanças do poder público em suas cidades.

A ação é parte do engajamento da Arteris com o objetivo da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), da ONU, que estabeleceu redução mínima de 50% no número de mortes no trânsito.  

A promoção da segurança dos colaboradores e dos usuários das concessionárias Arteris é um valor fundamental, o que se traduz em busca de excelência e uma política de alto padrão em prevenção de acidentes.

Critérios de seleção
Para realização do projeto, cerca de 15 mil professores, de 5 estados brasileiros, passaram por capacitações pedagógicas para integrar o tema trânsito às disciplinas básicas e tornar as aulas atraentes e produtivas. 

A ação, desta forma, consegue levar para o cotidiano dos estudantes discussões sobre o comportamento no trânsito, cidadania e responsabilidade social.

O Projeto Escola desenvolveu material didático próprio, com conteúdo para todas as faixas etárias. A acessibilidade e a inclusão são premissas da iniciativa, tanto que é disponibilizado material didático em braile para alunos com deficiência visual.

Ao longo do ano, as escolas realizaram diversas atividades que envolveram os educadores, alunos e a comunidade, com o tema “Educar para Humanizar o Trânsito”. 

As unidades que mais se destacaram foram aquelas que apresentaram mais criatividade no uso do material didático, mobilizaram e integraram pais, funcionários, comunidade e promoveram eventos externos relacionados ao tema, tiveram mais diversidade nas atividades desenvolvidas pelos alunos, além de apresentar como resultado a mudança de comportamento dos profissionais e estudantes.

O programa somente é possível com a participação efetiva dos professores, coordenadores e diretores das instituições e suas ações dia a dia, a fim de chegar até o núcleo familiar, conforme comenta a coordenadora pedagógica corporativa do Projeto Escola Arteris, Maria José Finardi: “Tudo isso nos motiva a continuar o trabalho por um trânsito que valorize mais o homem que a máquina. As escolas têm um papel fundamental nisso. Todas as instituições participantes estão de parabéns pelo brilhante trabalho realizado durante o ano”, completa.

Cartões de Natal
No evento serão premiados também os alunos vencedores do 3º Concurso de Cartões de Natal do Projeto Escola Autopista Fernão Dias - 2016 que concorreram em três categorias. A Categoria 1 é para os alunos de Educação Infantil e 1º ano. 

Na Categoria 2 ficaram os alunos do 2º ao 5º ano. Já a categoria 3 é para os alunos do 6º ao 9º ano. Foi escolhido um desenho por categoria.

Cada aluno vencedor de cada categoria receberá um prêmio que pode ser notebook ou Xbox. O professor orientador e o educador responsável em coordenar os trabalhos do aluno também serão premiados. 

A escola ainda poderá sugerir um profissional considerado “destaque” nos trabalhos do Projeto Escola desenvolvidos durante o ano. Esses profissionais receberão um prêmio que pode ser um HD Externo ou Tablet.

Os três trabalhos premiados serão transformados em cartões oficiais de Natal da Autopista Fernão Dias em 2016 e entregues aos colaboradores, clientes e fornecedores da concessionária, junto com uma mensagem de final de ano a ser incluída.

Serviço
Premiação Projeto Escola Arteris
Data: 5 de dezembro de 2016
Local: Hípica Recanto das Palmeiras 
Endereço: Avenida das Quaresmeiras, Distrito Industrial, Pouso Alegre
Horário: A partir das 14 horas

por Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...