Pular para o conteúdo principal

"ENFRENTAMOS UMA TRÍADE DE PROBLEMAS RELACIONADOS À REPRESENTATIVIDADE LGBT."

Faltando poucos dias para a Parada LGBT de São João Del Rei, André Avila fala sobre militância, representatividade e os desafios do movimento
 Estudante de enfermagem, André Avila atua na ONG Movimento Gay da Região das Vertentes

São João Del Rei, nas Vertentes, sedia no próximo dia 18, um domingo, a 9ª edição da Parada LGBT, que este ano tem como tema a "Representatividade". O evento terá início a partir das 13h, na Avenida Presidente Tancredo Neves (Coreto). 

Mas, antes da realização da tradicional Parada LGBT, o município contará a partir do próximo dia 12, com as atividades que formam a Semana da Diversidade de São João Del Rei e região, com exposições, palestras, discussões, entre outras atividades.

O Blog O Corvo-Veloz traz hoje, uma entrevista exclusiva com André Avila de Souza. Estudante de enfermagem, atua na ONG Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV), e é um dos responsáveis pela pela organização da Semana da Diversidade e da Parada LGBT na cidade.

Na conversa, ele fala sobre o trabalho desenvolvido pela militância LGBT na região das Vertentes, os desafios do movimento e destaca a importância da representatividade.

Sebastião Filho – São João Del Rei é uma cidade histórica com forte tradição religiosa e política. Como é exercer a militância LGBT em uma cidade com essas características?

André Avila de Souza – Encontramos grandes barreiras em gerar empatia nas pessoas, muitas vezes pelo tradicionalismo, outras por rejeição ao diferente e algumas por embasamento religioso. Por outro lado encontramos respeito nesses grupos inesperados, como atualmente a sede da ONG se encontra no mesmo local que uma capela e a associação de donas de casa.

Sebastião Filho – Recentemente um jovem obteve uma decisão judicial indenizatória diante de um espancamento sofrido. Qual a importante de uma ação como está desse jovem, de recorrer à justiça contra uma agressão e também a importância dessa decisão da Justiça local para o movimento?

André Avila - Acostumamo-nos a aceitar as opressões diárias, mesmo nos casos mais violentos, estamos presos na falsa crença de que não podemos e conseguiremos o nosso espaço de respeito (mesmo que ostensivo); essa decisão comprova que nós podemos sim conseguir, que as mudanças sociais ocorrem como sempre ocorreram desde o começo da sociedade. Não existe a justificativa: sempre foi assim e sempre vai ser.

Sebastião Filho – O movimento LGBT (MGRV) e de Direitos Humanos (MDDH) em São João Del Rei realizam trabalhos importantes e pioneiros, como o cursinho de idiomas, além da conquista do nome social no SUS da cidade. Como você define o trabalho realizado pelo Movimento Gay das Vertentes?

André Avila –  O nosso trabalho, por mais que sejamos uma ONG, é um trabalho de trazer inclusão, respeito e oportunidades; por meio disso a gente ajuda a negociar casos em que o respeito for violado, dá cursos e oficinas para a população entre, além de aconselhamentos e outros que possam surgir por demanda.

Sebastião Filho – No ano passado a Parada LGBT de São João Del Rei chegou a ser cancelada por falta de apoio local. Posteriormente, foi obtido apoio por parte do Governo do Estado e a Parada pode ser realizada. Vocês encontram muitas dificuldades na obtenção de apoio para estes projetos do movimento? Como é o relacionamento com o Poder público da região?

André Avila - Encontramos extremas dificuldades na esfera pública (por direcionamento burocrático) ainda que o relacionamento seja estreito, porém a dificuldade que mais causa problemas quanto a conseguir resultados é a falta de apoio da população (em mão de obra, apoio moral e financeiro), mas isso mudará em breve.

Sebastião Filho – Neste ano a Parada LGBT de São João Del Rei, que estará em seu 9º ano, tem como tema a “Representatividade”. Como se deu a construção deste tema e qual sua importância para o movimento LGBT?

André Avila -  Enfrentamos uma tríade de problemas relacionados à representatividade LGBT+ que acreditamos que seja o momento para vencê-la, ela é composta por: falta de empatia, baixa compreensão de si mesmo e baixa expectativa na vida. Vendo nosso momento político atual, várias pessoas estão em crise para se entender e acreditando não terem um bom futuro achamos que seria o momento em que precisamos falar disso, em que precisamos abrir e conquistar espaços, dar e ganhar vozes, educar a população e nos educar.

Sebastião Filho – Juntamente com a Parada LGBT de São João Del Rei, nas edições anteriores era realizada a maior campanha de combate a AIDS das Vertentes. Este trabalho terá continuidade neste ano?

André Avila – Sim, essa é uma ação fixa nossa. Neste ano ela aparecerá na sexta-feira, por meio das palestras de saúde, sendo elas: política de atenção integral à saúde LGBT do SUS, o novo panorama epidemiológico de DST's no Brasil e em São João del Rei, a doação de sangue LGBT+

Sebastião Filho – Antes da Parada LGBT, São João Del Rei sedia a Semana da Diversidade. Como está programação para este ano e qual a expectativa do movimento?

André Avila – Teremos uma programação respeitando a representatividade, de segunda a quinta trataremos a definição de grupos, principais pautas, o que a falta de representatividade causou e cine temático; sendo segunda dedicado às lésbicas, terça aos gays, quarta aos bissexuais, polissexuais, pansexuais e assexuais, quinta à população trans, nb, queer e intersexual. Na sexta as palestras voltadas à saude e no sábado encontro exclusivo a familiares LGBT. Para mais informações, só visitar o nosso evento ou perguntar na página MDDH. Esperamos ter um bom público e que todos tenham chance de interagir.

Sebastião Filho – Como as pessoas podem ajudar?

André Avila de Souza – Por meio de voluntariado https://goo.gl/8RRBIX, por meio de doação de dinheiro https://goo.gl/FFPbQ2 (acima de R$50,00 ganha uma camisa, acima de 10,00 as cartilhas das palestras de saúde), divulgação do link do voluntariado https://goo.gl/8RRBIX, divulgação do link da arrecadação pública https://goo.gl/FFPbQ2 e confirmando presença no evento https://goo.gl/FFPbQ2 , convidando os amigos e divulgando o evento. 

Sebastião Filho – O País passa por um momento delicado, com crise institucional e entre os poderes, ao mesmo tempo em que avançam, principalmente no Congresso Nacional, um discurso conservador e até reacionário diante de temas e discussões importantes como a homofobia, à união entre pessoas do mesmo sexo. Como você enxerga esse momento e qual sua expectativa de futuro?

André Avila - Esse momento reflete exatamente o que vivemos, surgiu uma moda de dizer-se não ter preconceito sem de fato entender que não se deve apenas dizer, deve agir contra o preconceito. O resultado desse movimento de aparências é o que temos nos representando politicamente: a hipocrisia de gente que tem atitudes retrógradas, mas diz o contrário. Isso sem contar as pessoas que se negam preconceituosas, mas acham bonito quem destila preconceito e vota nesses.

SERVIÇO
Parada LGBT de São João Del Rei
Data: 18 de dezembro de 2016
Horário: a partir das 13h
Local: Avenida Leite de Castro, em São João Del Rei -  MG
Arrecadação de fundos: https://goo.gl/FFPbQ2
Formulário de voluntários: https://goo.gl/8RRBIX

Semana da Diversidade
Data: de 12 de dezembro a 18 de dezembro de 2016

Confira a programação:
Segunda 12/12 19:00 dia L: exposição das principais pautas, definições e a necessidade da representatividade. Em seguida cine temático e discussões. 

Terça 13/12 19:00 dia G: exposição das principais pautas, definições e a necessidade da representatividade (Rhuan Almeida). Em seguida cine temático e discussões. 

Quarta 14/12 19:00 dia B (pan, poli e ace): exposição das principais pautas, definições e a necessidade da representatividade (André Avila de Souza). Em seguida cine temático e discussões. 

Quinta 15/12 19:00 dia T (Inter e NB): exposição das principais pautas, definições e a necessidade da representatividade (Francine Rafael Senna). Em seguida cine temático e discussões. 

Sexta 16/12 19:00 saúde LGBT+: Palestra e discussão sobre questões específicas da saúde LGBT+, o panorama das dst's atualmente na população e doação de sangue (Naylson Rodrigues, Thiago Clemente e André Avila de Souza). Em seguida cine temático e discussões. 

Sábado 17/12 16:00 familiares: Conversa entre familiares de LGBT+ para contarem suas experiências, aceitação, convívio e afins (Dagoberto Arnaut)
23:00 pré-parada: mais detalhes em breve

Domingo 18/12 13:00 Parada: Concentração, desfile, atrações, djs, troféu e púlpito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...