Pular para o conteúdo principal

MINAS AO LUAR EM SÃO JOÃO DEL REI

Lívia Rosa é uma das atrações

A tradicional São João Del-Rei, nas Vertentes, na região central do estado, é o próximo destino do Sesc Minas ao Luar, projeto do Sesc de valorização e resgate da música brasileira. Será em 10/12 (sábado), a partir das 20h, na Praça Carlos Gomes. 

Na programação, grandes atrações: a cantora Lívia Rosa, a banda Camuá e a tradicional Orquestra Ribeiro Bastos, originária do próprio município. O evento tem apoio da TV Integração, afiliada Rede Globo e do Sindcomércio São João Del-Rei. A participação é gratuita.

A cantora Lívia Rosa, uma das atrações da noite, é mais um dos destaques do primeiro ano do Sesc Fomenta Cultura. 

A iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação na área artística. 

O projeto, que está em sua primeira edição, representa um aprimoramento nos processos curatoriais do Sesc. Intérprete da música popular brasileira, Lívia tem um trabalho permeado por batidas quentes e arranjos que variam do samba, bossa e MPB - incluindo  composições próprias e de novos talentos. A artista possui uma voz versátil e um timbre único para suas interpretações, sempre vibrantes e criativas no palco.

Outra atração selecionada por meio do Sesc Fomenta Cultura é a banda Camuá. O grupo reúne artistas mineiros que conhecem a fundo a música popular que faz o brasileiro cantar, dançar e se emocionar. 

Seresta, samba, xote, bolero, baião, sertanejo e bossa nova, em interpretações modernas que não deixam de lado a tradição e a diversidade que só se encontra no Brasil. 

Todas as fases da MPB estão presentes no repertório, com composições de artistas do passado e presente, entre eles Tom Jobim, Adoniram Barbosa, João Bosco, Almir Sater, Lenine, Marisa Monte.

O Sesc Minas ao Luar em São João Del-Rei também terá a participação de artistas locais. A Orquestra Ribeiro Bastos foi criada oficialmente em 1790 e é uma das mais antigas das Américas em atuação ininterrupta. A iniciativa auxilia manter viva a tradição musical do município. 

A organização se destina exclusivamente ao cultivo, guarda e preservação da música colonial e imperial produzida em Minas Gerais.

Além do Sesc Minas ao Luar, o Sesc possui outros projetos musicais itinerantes. Entre eles, o Sesc Causos e Violas das Gerais e o Sesc Chorinho e Samba na Praça. Todas as apresentações são gratuitas.

Serviço
Sesc Minas ao Luar, em São João Del-Rei
Atrações: Lívia Rosa; banda Camuá; Orquestra Ribeiro Bastos
Data: 10/12, sábado
Hora: 20h
Local: Praça Carlos Gomes
Entrada gratuita

por Saulo Penaforte - da assessoria Sesc Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...