Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA TRANSPARÊNCIA RECEBE DENÚNCIA SOBRE DESPERDÍCIO DE MATERIAIS NO CAMPUS DA UFLA

Centenas de pedras decorativas se perdem em meio a ação do tempo desde 2012 no campus da universidade
O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), ex-CGU, recebeu a denúncia sobre o desperdício de materiais de obras e construções, que estão parados no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

O tema foi alvo de reportagem do Blog O Corvo-Veloz publicada no dia 26 de outubro deste ano. Em 2012, por exemplo, o Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras passou por uma revitalização completa. A praça foi reformada para adquirir aspectos e funcionalidades semelhantes às que possuía na década de 1940.

Para isso, das alamedas do antigo campus, foram retirados os postes, transformadores e fios, instalando-se uma rede subterrânea. Além disso, houve a troca de grama, passeios e jardins. A revitalização foi inaugurada no dia 6 de setembro daquele ano.

Outra ação realizada no local foi refazer, na praça, as calçadas em cruz. Quem passa pelo local, hoje, se deslumbra com sua beleza, além de ser encantar com o lugar que escreveu uma página importante na história da instituição.

Mas bem em frente a praça, também se vê a imagem do desperdício. São sobras da obra, acumuladas e sofrendo com a ação do tempo. Centenas de pedras decorativas que não foram utilizadas no calçamento da praça ficaram abandonadas.

E logo ao lado, encontra-se também uma das obras que estão paradas na Universidade Federal de Lavras. Trata-se de um alojamento para hóspedes, com objetivo de atender a demanda de internacionalização da universidade.

Totalmente paralisada, a obra sofre com a ação do tempo. As poucas janelas que chegaram a ser instaladas, logo foram furtadas. O local faz divisa com um bairro e é de fácil acesso.

Já no pátio do setor operacional da instituição, na parte de cima do campus, também é possível ver vários materiais de construção, como telhas, abandonados em meio ao mato alto e expostos a ação do tempo.

Leia a matéria: Em meio a crise e obras paradas, o retrato do desperdício no campus da Federal de Lavras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...