Pular para o conteúdo principal

MPMG PROPÕE AÇÕES CONTRA EX-PREFEITA E O MUNICÍPIO POR FALTA DE LICITAÇÃO EM CARMO DO RIO CLARO

Ações requerem condenação também de um advogado e de um representante do escritório de advocacia contratado sem licitação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou em Ação Penal um advogado e uma ex-prefeita de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. Ambos são alvo também de uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, juntamente com o município e com o escritório de advocacia contratado sem licitação, em abril de 2014, para prestar serviços de assessoria jurídica ao Poder Executivo municipal, durante 10 meses, por R$ 80 mil, o que motivou as duas ações.

O MPMG requer na Ação Penal a condenação nas sanções do artigo 89 da Lei 8.666/93 e nos artigos 29 e 321, parágrafo único, do Código Penal.

Na Ação Civil Pública, o MPMG requer que sejam anulados o contrato e todas as despesas dele decorrentes. Requer também -, caso seja verificada a lesão financeira ao erário, com enriquecimento ilícito -, que os envolvidos sejam condenados à perda dos valores acrescidos ao patrimônio, ao ressarcimento integral do dano, à suspensão dos direitos políticos, ao pagamento de multa de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e à proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais.

Por meio do Inquérito Civil nº 0693.16.000215-2, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Carmo do Rio Claro apurou que a ex-prefeita e o advogado contrataram o escritório de advocacia sem qualquer critério objetivo, configurando dolo e engajamento pessoal, desde a eleição até a efetiva contratação.

A Promotoria de Justiça apurou ainda que o município já possuía estrutura jurídica com os cargos de procurador-geral do Município e de consultor jurídico e com dois cargos de assessor jurídico, todos de livre provimento e “mais que suficientes ao pleno atendimento das consultas, das emissões de pareceres, das orientações e das demandas judiciais próprias da rotina administrativa”.

Conforme destaca na ACP o promotor de Justiça Cristiano Cassiolato, “referido procedimento de inexigibilidade, pautado exclusivamente pela “confiança” da ordenadora de despesa –, sem orçamento, sem estudo de compatibilidade de preços com o mercado, sem qualquer marca de singularidade na prestação dos serviços ou de notória especialização por ele exigida –, tramitou com a agilidade ímpar e própria dos verdadeiros direcionamentos”.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...