Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL ENTREGA MEDALHA CALMON BARRETO EM ARAXÁ

Nove personalidades foram agraciadas neste ano; o orador foi o deputado estadual Bosco

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), presidiu nesta sexta-feira, 16, em Araxá, no Alto Paranaíba, a solenidade de entrega da Medalha Calmon Barreto, destinada a homenagear personalidades e instituições que se destacaram em prol do desenvolvimento das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais. 

O orador oficial da cerimônia foi o deputado estadual Bosco (PT do B). Neste ano, nove pessoas foram agraciadas.

Em seu discurso, o governador ressaltou o objetivo do seu governo de administrar “com os olhos no interior e para cada região” e reforçou o sentimento de mineiridade, que é próprio do Estado. 

“Ainda que os recursos financeiros sejam escassos, vamos tentar atender às demandas que a própria população prioriza, e que suas lideranças políticas podem fazer. Sinto hoje, aqui em Araxá, um sentimento muito forte de mineiridade. A austeridade dos mineiros, austeridade com o recurso público, com os recursos naturais, quando se trata daquilo que é o bem comum e que merece, portanto, todo cuidado e respeito”, afirmou.

“O outro sentimento é o sentimento muito profundo de esperança, que esses dias tormentosos que vivemos hoje no Brasil sejam superados com aquilo que Minas Gerais sabe fazer de melhor. Na política, o espírito da busca e do entendimento, da tolerância, conciliação, na busca do bem comum, não pelo caminho da disputa, mas pela construção do consenso que sempre foi um exemplo que os mineiros deixaram para o Brasil”, afirmou o governador, complementando que “aqui nas terras de Araxá levo e saio enriquecido com o carinho e a solidariedade e, acima de tudo, pelo exemplo de trabalho e determinação para enfrentar as dificuldades, não fugindo delas, mas enfrentando de peito aberto”.

Fernando Pimentel defendeu os valores de liberdade, democracia e justiça que, segundo ele, são próprios dos mineiros. 

“Aqui em Araxá eu sinto e vejo que estão permanentemente velados, defendidos e guardados por nosso povo esses sentimentos. São dias difíceis, que impõem a todos nós, brasileiros, cada vez mais defender nossos valores, e é isso que buscamos fazer no governo do Estado desde o primeiro dia”, salientou.

Medalha
A Medalha Calmon Barreto foi instituída em 1999, pela Lei 13.371 e é entregue anualmente. A entrega da comenda coincide com o aniversário da cidade, que na próxima segunda-feira, dia 19, completa 151 anos de emancipação. 

O nome da Medalha é uma homenagem ao artista plástico nascido em Araxá, Calmon Barreto de Sá Carvalho, que se destacou por suas obras como desenhista, pintor, escultor e escritor.

O orador oficial da cerimônia, deputado Bosco, ressaltou a importância para Araxá em sediar a entrega da comenda e receber, em mais um ano, pessoas que “de fato contribuem para o nosso Estado e nossa cidade”.

“São pessoas que fazem diferença para a nossa cultura e nosso turismo. Agradeço ao governador por sua presença e sua dedicação a Araxá. Em 2011, também fui agraciado com essa medalha, que carrego com muito orgulho por conhecer seu simbolismo e relevância”, disse, lembrando que “a prática de entrega de medalhas é antiga, data dos povos gregos como forma de impedir que as virtudes de alguns homens caíssem no esquecimento. Cá estamos hoje respeitando o mesmo ritual com a mesma finalidade”.

O deputado elogiou a administração de Fernando Pimentel à frente de Minas Gerais. “Sabemos que esse governo recebeu um estado em situação não muito fácil, sobretudo economicamente, mas existe uma equipe focada em buscar soluções para colocar o Estado nos trilhos”, finalizou o orador, agradecendo a visita de Pimentel a Araxá.

O prefeito de Araxá, Aracely de Paula (PR), também agradeceu o apoio dado pelo governador ao município. “Sempre que o procurei, o senhor esteve ao lado da vontade do povo araxaense. Que a nossa cidade seja reflexo da nossa potencialidade”, encerrou.

Também participaram da cerimônia secretários de Estado e lideranças municipais e da região.

Agraciados: 
Odair José da Cunha, secretário de Estado de Governo
Marco Antônio Castello Branco, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais
Ricardo Rocha de Faria, deputado estadual
Gustavo Pessoa Arrais, secretário de Estado Adjunto de Turismo
Márcio Oliveira Pereira, promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araxá
Vitor Hugo Heisler, delegado-geral de Polícia Civil
Rochelle Mantovani Santos, diretora-geral da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais
Lacarmélio Alfêo de Araújo, produtor de revistas em quadrinhos
Rubem Silveira dos Reis, produtor cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...