Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA NA CAFEICULTURA

 Cooperativa inova processo para rastrear lotes de café após a colheita

A Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) empregou o uso da tecnologia para mais eficiência e transparência na rastreabilidade dos lotes de cafés dos seus mais de 13 mil cooperados. 

Todas as caixas em que as amostras são transportadas dos mais de 30 núcleos e unidades até ao laboratório de Controle de Qualidade da cooperativa, em Guaxupé e em Monte Carmelo, ganharam códigos de barras e também QR Code (código personalizado). 

Por meio de um sistema que busca informações junto a satélites, como uma espécie de GPS, a Cooxupé consegue descobrir, a qualquer momento, qual a localização do lote de seus produtores de café. 

Estas amostras são uma parcela dos grãos verdes que é retirada quando o cooperado entrega o seu café para a cooperativa, e encaminhada para avaliação para detectar qual o padrão de qualidade da bebida daquela safra. 

O recurso traz tanto para os cooperados quanto para a Cooxupé segurança e total rastreabilidade das amostras, o que é possível descobrir se determinado lote já deu entrada na cooperativa, se já saiu dos núcleos correspondentes ou, até mesmo, em qual ponto do trajeto está rumo à cooperativa. 

“Agora conseguimos detectar os exatos pontos onde as amostras estão. Outro avanço é quando precisamos localizar um lote específico de um cooperado, pois ganhamos agilidade neste processo, o que nos dá autonomia para responder aos produtores com mais imediatismo o que ele precisa saber em termos de classificação do seu grão”, explica o classificador e provador Ronaldo Donizetti da Costa. 

Com o novo processo, as amostras dos cooperados podem ser encontradas em questão de horas, enquanto que, antes da implantação dos códigos de barra e QR Code, a busca chegava a ultrapassar 24 horas.

O superintendente comercial da Cooxupé, Lúcio Dias, aponta que o Laboratório de Controle de Qualidade trabalha com prazos bem curtos, mesmo em períodos de altas demandas como na colheita, em que são provadas em média 76 mesas de café por dia, representando mais de 9.500 xícaras, durante três períodos de trabalho. 

“O cooperado tem suas necessidades de comercialização de sua safra e, por isso, a Classificação precisa ser rápida para que ele tome suas decisões. A utilização dessa nova tecnologia vem atender exatamente essas urgências, além de proporcionar à cooperativa um trabalho mais eficiente e, principalmente, seguro e completamente rastreável”, destaca. 
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...