Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PSICOLÓGICO RESGATA CLIMA NATALINO NO SETOR DE HEMODIÁLISE DO HCSL


O trabalho de Psicologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, realiza neste período, de festas de final de ano, várias atividades que resgatam o clima natalino e trazem melhorias efetivas e afetivas aos pacientes do setor de Hemodiálise. 

Usando do instrumento de arte terapia, foi proposto que cada paciente trouxesse de sua casa uma bola natalina para expressar votos de união e saúde e enfeitar a Guirlanda de Natal do Serviço de Terapia Renal Substitutiva. 


"A guirlanda é uma tradição milenar, que quando colocada na porta de entrada é sempre uma maneira de dar boas-vindas aos visitantes, no Natal. O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significava um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa. Por isto, os romanos expunham as coroas nas portas para favorecer saúde para todas as pessoas daquela casa", explica a psicóloga hospitalar, Ana Carla da Silva.


A atividade também foi inspirada na mensagem deixada pelo Papa Francisco que pediu que as religiões trabalhassem juntas em 2016. 

"Independentemente da crença religiosa, tivemos a intenção de elaborar a guirlanda, para gerar um diálogo sincero entre homens e mulheres e com isso também gerar frutos de paz e justiça", conta Ana Carla.

A psicóloga, que atua há seis anos no HCSL, sempre busca abordagens diferentes que não restrinjam os pacientes as questões ligadas à doença. 

"Busco sempre esse diferencial de tirar o foco da doença. Quero sempre envolver todos eles criando uma ligação entre profissionais de saúde, pacientes e seus familiares. Decidi neste ano trabalhar a simbologia do Natal, começando com a guirlanda. Com isso, tratei de vários assuntos com os pacientes como diversidade religiosa, não-consumismo, resgate da união familiar e a valorização do ser humano", esclarece Ana Carla, que atende somente na Hemodiálise cerca de 190 pacientes.
da assessoria - HCSL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...