Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL ANUNCIA CRIAÇÃO DE BASES COMUNITÁRIAS DA PMMG EM TODA A CAPITAL

Governador se reúne com prefeito Alexandre Kalil para discutir segurança pública e definir integração dos trabalhos em Belo Horizonte

O governador Fernando Pimentel (PT) anunciou, nesta segunda-feira, 23, no Palácio da Liberdade, a criação de bases comunitárias da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em todos os 86 setores de policiamento de Belo Horizonte. 

A informação foi repassada após reunião de trabalho com o prefeito da capital, Alexandre Kalil, para discutir ações de segurança pública, como a implementação da integração de todas ações do Estado e do município no setor.

Em entrevista à imprensa, Pimentel ressaltou a importância da realização do trabalho em conjunto com a prefeitura da capital, tendo como objetivo reduzir os índices de criminalidade na cidade. O detalhamento do programa será apresentado nas próximas semanas.

“A Polícia Militar vai intensificar o seu trabalho em Belo Horizonte com um modelo de setorização da cidade. A cidade está dividida em 86 setores e cada um deles vai receber, nos próximos meses, uma base comunitária móvel de forma definitiva. Cada uma dessas bases móveis vai ter quatro policiais vinculados a ela, sendo dois com motocicletas. E elas também serão equipadas com comunicação com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), de maneira que o atendimento de ocorrências será muito mais ágil e muito mais preciso do que é feito hoje”, disse o governador.

Ainda de acordo com o governador, o projeto – ainda em fase de planejamento – irá garantir que esse sistema também seja compartilhado com a Guarda Municipal e os órgãos de segurança pública de Belo Horizonte. “Todo esse esforço que estamos fazendo é para colocar mais policiamento na rua, oferecer para a população da capital do estado um modelo que, de fato, garanta efetivamente a segurança para o cidadão e a cidadã”.

Integração
Outra medida discutida durante o encontro foi a integração total das ações de segurança pública do Estado com as do município. 

“Nós começamos a desenhar as ações que vamos fazer em conjunto na área da segurança pública. Foi esse o principal recado dessa primeira reunião de trabalho com o prefeito Kalil. Já agora vamos começar a integração e colocar equipes da prefeitura no centro de atendimento do Estado. Nós vamos fazer essa integração de mão dupla e fazer tudo o que for possível para garantir à população de Belo Horizonte índices de segurança melhores que os atuais”, reafirmou Pimentel.

A integração das ações, segundo o governador, também deverá ser realizada com os municípios da Região Metropolitana. “Vamos demonstrar a nossa disposição de trabalhar de forma integrada. O município é um personagem fundamental na prestação de serviços públicos ao cidadão e o Estado tem que apoiar, tem que ajudar naquilo que for possível”, finalizou.

Reforço
Dos pouco mais de mil novos soldados da Polícia Militar, que concluíram o curso de formação na semana passada, cerca de 500 vão atuar na capital. A efetivação desses novos policiais já faz parte da estratégia da setorização do trabalho em Belo Horizonte.

“Não existe segurança pública sem o Governo do Estado. Nós sabemos que a situação é ruim. Nós sabemos que a população está insegura. Mas iniciamos, hoje, uma etapa importante e definitiva para esses próximos quatro anos que é a integração do município com o Estado. O governador entende que a Região Metropolitana, principalmente Belo Horizonte, precisa ser olhada com carinho, com bons olhos”, afirmou o prefeito da capital, Alexandre Kalil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...