Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL PARTICIPA DA ABERTURA DA 20ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Governador destaca investimentos do Estado no setor audiovisual mineiro e a importância do cinema para as pessoas
  
O governador Fernando Pimentel (PT) participou, na noite de sexta-feira, 20, em Tiradentes, nas Vertentes, da abertura da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 

Pimentel foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao apoio à realização do evento e destacou a importância da Mostra no cenário nacional e a do cinema para as pessoas.

“Vinte anos da Mostra de Cinema não é pouca coisa. São vinte anos de luta para chegar aonde chegamos. É uma alegria muito grande estar aqui. Queria apenas ressaltar a importância de a gente manter viva a chama do cinema brasileiro. Sou de uma geração que viu nascer o Cinema Novo e, desde então, nunca deixei de acompanhar essa arte que nos encanta, nos faz sonhar, nos faz pensar, nos faz chorar e rir, enfim, nos ajuda a viver”, afirmou o governador.


Pimentel ressaltou o compromisso de seu governo com o cinema mineiro. “Continuemos apoiando a Mostra de Cinema de Tiradentes, de Ouro Preto, de Belo Horizonte, apoiando cinema mineiro e brasileiro, porque é disso que nós precisamos. Quanto mais difícil os tempos, mais nós precisamos da arte para nos ajudar”, finalizou.

Apoio
A diretora da Universo Produção e coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak, comemorou os 20 anos do festival e agradeceu a soma de esforços para a sua realização. 

Ela destacou a “visão empreendedora” do governo do Estado na edição deste ano, que contou com o patrocínio de três empresas estatais. “Os olhos e as atenções se voltam para Minas e Tiradentes”, destacou a coordenadora.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) apoiou o evento por meio do Programa Cinema sem Fronteiras, que também contempla as mostras de Ouro Preto e Belo Horizonte. 

As Companhias Energética de Minas Gerais (Cemig) e a de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também são patrocinadoras desta edição, sendo homenageadas na solenidade de abertura.

A Mostra
Com programação gratuita, a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes está sendo realizada entre os dias 20 e 28 de janeiro. O evento abre o calendário audiovisual do país em 2017, com a apresentação de 108 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, sendo 34 longas, dois médias e 72 curtas-metragem. 

O tema do evento este ano é “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”. São esperadas 35 mil pessoas em Tiradentes durante a Mostra.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, e o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, além de representantes da Cemig, Copasa e outros órgãos do governo de Minas Gerais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...