Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL SAMUEL LIBÂNIO REALIZA CIRURGIA CEREBRAL ONDE PACIENTE PERMANECE ACORDADO

Procedimento de alta complexidade foi realizado pelo SUS mostrando o papel fundamental do HCSL em Pouso Alegre e região

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) colocou mais uma vez a tecnologia e o conhecimento dos seus profissionais à disposição da sociedade pousoalegrense. 

Nesta terça-feira, 3, foi realizada uma cirurgia de alta complexidade conhecida como 'awake' (literalmente cirurgia acordada, em português) em uma paciente de 17 anos. 

"Nesse tipo de cirurgia, o paciente passa por um exame de ressonância magnética, depois é inserido um aparelho chamado neuronavegador, que possibilita que o médico chegue até a área com a lesão através de uma pinça especial ligada a um computador. Depois que o paciente é anestesiado, colocamos um fixador craniano e fazemos uma demarcação local para abordagem cirúrgica. Mantemos o paciente acordado e estimulamos com perguntas do seu dia a dia. Pessoas da equipe pedem inclusive que o paciente dê sinais que está bem, mexa com as mãos e pés", explica o médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone.

Durante o procedimento, que contou com cinco profissionais, foi feito um mapeamento da localização da lesão e de áreas eloquentes (área motora, sensitiva e, principalmente, da fala). 

"Temos a tecnologia, espaço adequado oferecido pelo Centro Cirúrgico, e uma equipe formidável que trabalha há muito tempo em sintonia. Isso tudo leva ao sucesso nesse tipo de cirurgia. Importante também foi a preparação dessa paciente, em todos os sentidos, para que fosse feita aqui uma cirurgia que é realizada só em grandes centros. Dessa forma, ela ficou segura tanto para o procedimento quanto para recuperação", conta o médico anestesiologista, Antônio Carlos Aguiar Brandão.

O tipo de anestesia é fundamental para o êxito dessa cirurgia complexa, pois todo o procedimento é feito próximo a várias áreas importantes e sensíveis dos sentidos da pessoa. 

"Precisamos estar muito bem preparados e temos que fazer uma monitorização constante. É um grande desafio realizar uma cirurgia num paciente que permanece acordado. Pra mim participar dessa cirurgia com uma menina de 17 anos, que terá agora uma vida mais digna pela frente, não tem preço. Nossa função é essa de cuidar dessas pessoas doentes. É uma grande satisfação poder atuar nessa cirurgia que foi feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso mostra a preocupação do HCSL em atender e cuidar da população menos favorecida da nossa cidade e região", ressaltou Antônio Carlos Brandão.

Sem a cirurgia, a paciente poderia ter o comprometimento de seus movimentos e, principalmente, da linguagem. Exames pós-operatórios comprovam o sucesso da cirurgia. 

O serviço do HCSL é credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e, em Minas Gerais, esse tipo de cirurgia é só realizada em Belo Horizonte. Importante que este tipo de procedimento diminui o tempo de internação, sendo que o paciente permanece no Hospital apenas de dois a três dias.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...