Pular para o conteúdo principal

NOVO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA SOBREVOA REGIÃO DE MARIANA AFETADA POR DESASTRE AMBIENTAL

Reunião com autoridades locais define ações para assistir moradores que ainda não receberam indenização

Conferir pessoalmente as condições da região de Mariana afetada pelo desastre ambiental, causado pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Mineradora Samarco, em novembro de 2015. 

Esse foi o objetivo do sobrevoo nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, sobre as áreas do complexo Germano e dos distritos de Bento Rodrigues, Barra Longa e Paracatu de Baixo.


Tonet estava acompanhado do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (Caoma), procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz e do tenente coronel Valmir José Fagundes, da Polícia Ambiental.  

O voo de reconhecimento fez aterrissagem em Barra Longa, onde os representantes do Ministério Público estiveram reunidos com o prefeito de Barra Longa, Elísio Perreira Barreto e autoridades locais, para tratar de ações indenizatórias em benefícios dos moradores dos municípios de Ponte Nova, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, severamente castigados pelos rejeitos da lama espalhada pelo rompimento da barragem de Fundão. 

Em Barra Longa, a prefeitura identificou 265 moradores que não receberam nenhuma indenização até o momento, mesmo depois 14 meses do maior desastre ambiental do país. 

Para esses cidadãos e para os atingidos dos demais municípios, a proposta do MPMG é que o acordo obtido pelo promotor de Justiça Guilherme de Sá Meneghin, para os afetados do município de Mariana, seja replicado para Ponte Nova e, posteriormente, para as demais localidades que ainda sofrem as gravíssimas conseqüências do desastre ambiental.

Além de focar em toda extensão do dano ambiental, de Mariana até o Rio Doce, que compreende pelo menos 30 municípios, neste momento, o MPMG, por meio da força tarefa, formada por promotores de Justiça de Meio Ambiente e de Direitos Humanos, dará prioridade a aspectos humanitários dos atingidos pelo desastre ambiental.  

Pretende-se garantir condições de recomeço para cidadãos que perderam sua condição de trabalho, como agricultores, pescadores, lavradores e de outras atividades.

Para dar andamento a essa medida,  com a finalidade de tratar dos interesses dos moradores de Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce já está agendada para a segunda quinzena de janeiro, uma reunião entre representantes da Vale promotores de Justiça  da força tarefa e de Ponte Nova.

Outra nova medida a ser adotada será o acompanhamento da viabilização das medidas compensatórias.  Como parte dessa ação, estão sendo   destinados recursos para a construção de estações de tratamento de água e  de esgoto e de aterros sanitários nos municípios atingidos. 

Para isso, estão previstos R$500 milhões, alocados pela Samarco, e assegurados no acordo estabelecido com a União, Minas Gerais e Espírito Santo que tramita da 12ª Vara Federal de Minas Gerais.

O procurador-geral de Justiça reforçou a necessidade de se buscar esse entendimento com o Ministério Público Federal, em Minas Gerais, visando uma atuação estratégica comum, que permita imprimir maior agilidade na concretização de medidas reparadoras dos danos ambientais e sociais.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...