Pular para o conteúdo principal

PEDRO COUTINHO LEITÃO ASSUME A SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Novo titular da pasta é sobrinho da jornalista Miriam Leitão e tem um tio professor na universidade federal em Lavras

O novo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Claudio Coutinho Leitão, assumiu o comando da pasta nesta segunda, 16. 

Natural do município mineiro de Caratinga, o novo secretário é proveniente de uma região de grande tradição de café e tem raiz familiar com a cultura do grão, sendo filho de cafeicultor. 

Pedro Cláudio Leitão é sobrinho da jornalista Miriam Leitão. Um tio do novo secretário de Estado, Ulisses Azevedo Leitão, é professor do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Nomeação
Com a saída de João Cruz Reis Filho, ligado ao grupo político do PMDB do vice-governador Antônio Andrade, foi indicado o deputado estadual Thiago Cota, também do PMDB, mas que acabou declinando do convite por problemas pessoais.

Com a desistência, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMG), Adalclever Lopes (PMDB), apadrinhou para o cargo  Pedro Cláudio Coutinho Leitão, que já foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Caratinga, no Vale do Rio Doce, cidade que é reduto eleitoral do presidente do Legislativo mineiro. Ele também já ocupou o cargo de secretário municipal de educação daquele município.

Visita
Tão logo assumiu a pasta, Pedro Claudio Coutinho visitou, no mesmo dia, a sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), em Belo Horizonte.


Ele foi recebido para reunião com a diretoria executiva da empresa, onde foram apresentadas as estruturas física, orçamentárias e de pessoal, e um encontro com os funcionários.


Em breve pronunciamento no auditório o secretário destacou que pretende apoiar todos os projetos que já estão em curso e que têm resultados positivos. 

Pedro Claudio Coutinho em visita a sede da Epamig, em Belo Horizonte

"Durante a reunião com o presidente Rui Verneque pude conhecer por fotos e ter informações de todas a unidades da Epamig e dá pra perceber como a Empresa é uma ponte entre o conhecimento, o produtor rural e fortalecimento do agronegócio. Sabemos que o serviço público tem suas dificuldades, mas temos que manter o espírito de cooperação funcionando, lembrando que o maior interessado do nosso trabalho é o agricultor que está nas propriedades rurais", pontuou ele.

Pedro Leitão lembrou que o setor agropecuário em Minas está na contramão da crise, sendo um dos poucos que apresentou crescimento apesar do momento que o País atravessa. 

Ele parabenizou a Epamig pelo trabalho e encerrou sua fala pedindo o apoio de todos os servidores ao enfatizar que também tem muito a aprender. 

"O desafio é enorme mas nossa causa é maior ainda, e é preciso que gestores e os colaboradores trabalhem juntos".

Trajetória
Pedro Claudio Coutinho Leitão graduação em Comunicação Social (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC e em Administração (1999) pelo Centro Universitário Newton Paiva; Mestrado Profissional em Administração (2002) pela Faculdade Pedro Leopoldo; e Doutorado em Ciências da Informação (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Pedro Claudio Coutinho Leitão tem destacada experiência em Gestão Pública. Atuou como secretário municipal de Educação (2009/2011) e como secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (2012/2013), em Caratinga. 

É vice-presidente de uma rede de ensino que mantém quatorze unidades de formação nos níveis superior, médio, fundamental e de educação infantil nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Trabalha há mais de vinte anos pela interiorização do ensino superior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...