Pular para o conteúdo principal

GORILAS DO ZOO DE BH ESTÃO GRÁVIDAS DE NOVO


Agora é oficial: as duas fêmeas de gorila-da-planície-ocidental (Gorilla gorilla gorilla) que vivem no Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) estão grávidas. 

A previsão é de que Lou Lou e Imbi, que em 2014 deram à luz os gorilas Sawidi e Jahari – primeiro caso de procriação da espécie em um zoológico da América do Sul – tenham novos filhotes no primeiro semestre deste ano.

A notícia é bastante animadora, uma vez que a espécie é considerada ameaçada de extinção e está incluída em um programa internacional de conservação. 

A confirmação de que as gorilas estão novamente grávidas demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Zoológico de BH. 

“Trabalhamos em equipe. Temos a consciência de que a conservação ambiental depende de esforços conjuntos. Estamos muito felizes com essa notícia”, destaca o presidente interino da Fundação Zoo-Botânica, Homero Brasil.

As gestações foram confirmadas por meio da repetição de exames de urina, que já tinham sido feitos inicialmente no final do ano passado, depois que biólogos e tratadores notaram algumas mudanças de comportamento em uma das fêmeas.

De acordo com a bióloga da Seção de Mamíferos da FZB-BH, Vivian Fraiha, mesmo com a gravidez, a rotina das fêmeas, no que diz respeito à dieta e ao manejo, será mantida. 

“O que evitamos neste momento é o estresse. Sendo assim, não alteramos os procedimentos adotados. Somente acompanhamos para que tudo possa ser o mais natural possível”, esclarece.

A equipe da FZB-BH, formada por biólogos, veterinários e tratadores de animais, está preparada para o caso de alguma eventualidade. 

“Desde a primeira gravidez de Lou Lou e Imbi traçamos um plano de ação que incluia diversos procedimentos que pudessem ser adotados caso acontecesse um parto complicado ou algum problema com o filhote. Mas tudo correu perfeitamente e não precisamos adotar nenhuma medida emergencial. Esperamos que desta vez seja assim também”, explica Vivian.

Família de gorilas
Leon, Imbi, Lou Lou, Sawidi e Jahari formam hoje uma família que está sempre cercada pelo carinho dos visitantes do Zoológico de Belo Horizonte. 

Nascidos na capital mineira em 2014, os filhotes interagem bastante com os pais e sempre fazem a alegria das crianças que visitam a instituição. 

Os animais adultos são provenientes de outras instituições: as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (Zoológico Howletts – Fundação Aspinall) e o macho Leon, nascido em Israel, veio de Tenerife, na Espanha (Zoo Loro Parque).

O empréstimo dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês) e depois da obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.

Informações gerais:

Imbi
Nascimento: 2000
Quando chegou a Zoo-Botânica: 2011
Origem: Reino Unido

Leon
Nascimento: 1998
Quando chegou a Zoo-Botânica: 2013
Origem: Espanha

Lou Lou
Nascimento: 2004
Quando chegou a Zoo-Botânica: 2013
Origem: Reino Unido

Sawidi
Nascimento: 5 de agosto de 2014 
Pais: Lou Lou e Leon
Origem: Belo Horizonte / Brasil

Jahari
Nascimento: 10 de setembro de 2014 
Pais: Imbi e Leon
Origem: Belo Horizonte / Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...