Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA PARA REGULARIZAR TERRAS RURAIS CHEGA AOS MUNICÍPIOS MAIS CARENTES DE MINAS

Parceria entre o Governo estadual e Ministério Público, Projeto 10envolver vai contribuir com a melhoria de vida nos 10 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano  

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), vai promover a regularização de terras rurais devolutas nos dez municípios mais carentes de Minas Gerais.

Gameleiras e Pai Pedro, no Território Norte, são os primeiros a serem atendidos, com a realização da audiência pública para debater o processo de regularização de terras rurais devolutas na região. De 6 a 10 de março, os municípios vão receber o mutirão de recadastramento para atender posseiros que não têm o registro da terra.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo (PT), a atividade é uma parceria do Governo de Minas Gerais, por meio da Seda, com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, idealizadora do projeto 10envolver.

O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos dez municípios mineiros com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM). Uma das ações propostas é a questão do reordenamento agrário.

“Estamos felizes em desenvolver o programa estadual de regularização fundiária rural nesses municípios. Não propomos grandes obras e estamos realizando pequenas entregas que realmente mudam a vida das pessoas”, disse Professor Neivaldo, ao participar da abertura da audiência pública em Gameleiras, a 723 quilômetros da capital mineira.

Mais de 300 pessoas lotaram, na quarta-feira, 22, o plenário da Câmara Municipal. Nesta quinta-feira, 23, também foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Pai Pedro, com a presença do secretário Professor Neivaldo.

O promotor da Comarca de Monte Azul, Marconi Hudson Meira, que representou o Ministério Público do Estado na solenidade em Gameleiras, elogia a ação do Governo de Minas Gerais.

“Essa iniciativa é muito importante porque atende municípios carentes que muitas vezes não têm a presença estatal.  Os agricultores que não detêm o título ficam afastados das políticas públicas e não têm acesso aos recursos públicos, para melhorar as condições de vida das famílias e das próprias comunidades. Dessa forma, o Ministério Público apoia a iniciativa e agradece a Seda por ter feito esse termo de cooperação e ajudar tantas famílias carentes”, diz o promotor.

O subsecretário de Acesso à Terra, Geraldo Abreu, afirma que a tarefa da Seda, nesta ação, é executar a política de regularização de terras devolutas rurais nos municípios de Bonito de Minas, Fruta de Leite, Gameleiras, Indaiabira e Pai Pedro, na região Norte de Minas; Bertópolis, Crisólita, Novo Oriente de Minas e Catuji, no Vale do Mucuri; e Monte Formoso, no Vale do Jequitinhonha.

“Serão várias etapas de trabalho. A primeira é a audiência pública para dar mais transparência e credibilidade ao processo. Depois são realizados o cadastramento das famílias e a medição dos terrenos, que passam por uma análise técnica e administrativa. Em seguida este processo vai para a análise jurídica até que seja autorizada a emissão dos títulos de posse de propriedades rurais”, explica Abreu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...