Pular para o conteúdo principal

UFLA APRESENTA INOVAÇÕES NA FEMAGRI


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou entre os dias 8 e 10 deste mês, da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) em Guaxupé, no Sul de Minas, promovida pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

A Instituição foi representada na feira pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec), Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (Ghpd), Núcleo de Estudos em Máquinas Agrícolas e Portáteis (Nemaport), Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), Núcleo de Estudos em Pós Colheita do Café (Pós-Café) e a empresa Terra Jr Consultoria Agropecuária.

Durante os três dias de eventos, os representantes dos núcleos de estudos da UFLA tiveram a oportunidade de apresentar os cursos de graduação, pós-graduação e os projetos de pesquisa, ensino e extensão que englobam alguns setores do agronegócio, principalmente do café, que são desenvolvidos na universidade.

O INCT Café apresentou novas formulações de resíduos do processamento de café provenientes da Cooxupé. A torta, resíduo da extração do óleo do café é rica em nutrientes como açúcares, aminoácidos e também substâncias antioxidantes e compostos bioativos, a partir daí dois novos produtos foram desenvolvidos e apresentados ao público:

Nutrição
Cápsulas com concentração dos antioxidantes do café que funciona como alimento funcional para limpeza de radicais livres no corpo humano e também age prevenindo o envelhecimento e combatendo a obesidade;

Remédio para plantas
Indutor de resistência em plantas, o produto que funciona como vacina age contra fungos e bactérias em diversos cultivos, sendo pulverizado nas plantas ativando a defesa das mesmas.

Esses dois novos produtos vêm atender dois segmentos de mercados distintos, trazendo benefícios tanto para a saúde animal quanto vegetal, indo de encontro a sustentabilidade através do reaproveitamento de matérias primas provenientes do café, produto de grande importância para a economia do país.

Vivência
“Através do evento obtivemos mais contato com os produtores rurais, que são nossos clientes. Além disso, a feira proporcionou conhecimento técnico de diversas áreas de atuação da empresa, o que faz a Terra Jr manter-se sempre atualizada nas tendências e perspectivas para o cenário agrícola nacional. Toda essa experiência também nos fez enxergar ainda mais a enorme influência e representatividade da UFLA na cafeicultura e nos outros setores do mercado em que estamos inseridos, é evidente que nossa presença em feiras desse porte nos acrescentam qualidades pessoais e profissionais que complementam a vivência acadêmica”, explicou o estudante do 8º período de Engenharia Agrícola da UFLA, presidente do Terra Jr., Gabriel Lacava.

Femagri
Esse ano a feira recebeu 38.249 visitantes e a geração de negócios ficou 36% maior que a edição de 2016, o evento serviu como espaço para apresentação de tecnologias e inovações para o setor cafeeiro, onde cafeicultores negociaram maquinários e insumos com o intuito de produzir mais e economizar nos custos.
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...