Pular para o conteúdo principal

CERTIFICADO DIGITAL DA PRODEMGE FAVORECE PEQUENAS EMPRESAS DE LAVRAS

Inaugurado há pouco mais de um ano, o posto de atendimento na Prodemge em Lavras, no Sul de Minas, caiu nas graças de escritórios de contabilidade e das pequenas empresas que atendem na região. 

Jucélia Iara Pedrozo, do escritório de contabilidade Contacad, afirma que direciona todos os clientes para a certificação digital da Prodemge desde os primeiros meses de funcionamento do posto da Companhia na cidade. 

“Logo tivemos retorno de nossos clientes elogiando a atenção recebida e a rapidez do serviço. Então, não temos porque procurar outras certificadoras”, afirma.

Um dos clientes da Contacad que se tornou também cliente da Prodemge é Marino do Couto Moraes, dono há 20 anos de uma franquia dos Correios em Lavras. 

“Em outros lugares, era uma amolação danada para conseguir uma data pra fazer o certificado e não ficava pronto no mesmo dia. No posto da Prodemge, foi tudo rápido e eficiente. Fiz os três últimos certificados da minha empresa lá”, conta o empresário.

Acostumado a lidar diretamente com os clientes desde os tempos em que, como engenheiro agrônomo, dava assistência técnica a produtores rurais, Marino sabe muito bem o valor que as pessoas dão a um atendimento não só eficiente, mas respeitoso e gentil. “Como fui bem tratado na Prodemge, resolvi indicar para os meus clientes. Atendo a mais de 250 empresas. Muitos seguiram a minha indicação e estão satisfeitos”, afirma.

Obrigatoriedade
A chegada da Prodemge a Lavras faz parte da política de interiorização do serviço de emissão de certificados digitais da Companhia. A partir do fim de 2015, foram abertos postos de atendimento em 16 cidades, todos nas dependências das UAI’s, cobrindo os 16 Territórios de Desenvolvimento definidos na política estadual dos Fóruns Regionais de Governo.

A iniciativa responde também à crescente exigência do certificado digital na gestão das pequenas empresas e de instituições como prefeituras, que migra cada vez mais para a internet.

Neste ano, por exemplo, o certificado digital passou a ser exigido de empresas do Simples Nacional com mais de três empregados para enviar informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para a Receita Federal. Já está em vigor também a obrigatoriedade da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NF-e) para as casas comerciais com faturamento superior a R$ 360 mil por ano. Alterações nos contratos sociais também passaram a ser feitas mediante certificado digital dos sócios.

Setor público
Já nas prefeituras, o prefeito e o vice-prefeito, pelo menos, devem ter o certificado digital para que a administração municipal tenha acesso ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). 

O fornecimento de dados fiscais, financeiros e contábeis, por meio do Siconfi, é obrigatório para as prefeituras.
da Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...