Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: LANÇAMENTO DO PRÊMIO MARCOS LUIZ DOS MARES GUIA TRAZ NOVIDADES


O lançamento oficial da Chamada do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia aconteceu ontem, dia 23 de março, em Lavras. 

A cerimônia realizada no Salão de Convenções contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Vilela, o pró-reitor de pesquisa da UFLA, Teodorico de Castro Ramalho e os membros da Comissão Julgadora do Prêmio, Márcia Paranho Veloso da Universidade Federal de Alfenas(Unifal) e Wolney Lobato da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas).

Durante a cerimônia na UFLA, o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, anunciou que em 2017 o prêmio será concedido à Instituição/Empresa e a Empresa Jovem (empresas incubadas, aceleradas, laboratórios que trabalham com pesquisa básica, startups e spinoffs) que, através da pesquisa básica, contribuam de forma significativa para o avanço da ciência e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. “

Estamos aqui para enaltecer a ciência, fomentar CT&I, mas também premiar os talentos que por meio de suas ações e pesquisas possibilitam gerar inovação, oportunidades e renda. Hoje sabemos, por exemplo, que as startups criam e geram empregos e a FAPEMIG vem investindo nisso”, disse Vilela, que também preside a comissão julgadora da premiação. 

Esse ano, o prêmio vai chegar a R$30 mil em dinheiro na soma das duas modalidades e os interessados já podem ter acesso à ficha de inscrição, que está disponível no site de Fapemig.

Para o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, é hora de mudar a mentalidade das Universidades brasileiras que acreditam que o conhecimento deve ficar restrito às academias. Para ele é fundamental a parceria entre a iniciativa privada e a pública, para que o conhecimento gere tecnologia, essa tecnologia gere produtos e que esses produtos gerem infinitas possibilidades de empreendedorismo e negócio. 

“Precisamos ter em mente que somos financiados pela população e como tal temos a missão de retornar para a sociedade, por meio das pesquisas financiadas, os benefícios que contribuam para sua qualidade de vida. Nesse contexto a junção do conhecimento teórico e empreendedorismo são essenciais”, complementa Scolforo. 

Na oportunidade, o pró-reitor da Universidade, Teodorico de Castro, aproveitou para parabenizar pela iniciativa, considerou uma honra para a UFLA sediar o lançamento da premiação e disse esperar que as empresas se sintam estimuladas a concorrer.

Os trabalhos para a divulgação da Chamada do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia seguem hoje, dia 24 de março, na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as inscrições para concorrer ao prêmio estarão abertas a partir de amanhã, 25 de março e deverão ser encaminhadas pelos Correios até o dia 2 de junho de 2017, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) – Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Bairro Horto - Belo Horizonte – MG - CEP 31035-536.

Sobre o prêmio
O Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” foi criado pelo Governo do Estado e será concedido a “Pesquisador” e “Jovem Pesquisador” mineiros, em anos pares; e premiará unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) de Instituição/Empresa e “Empresa Jovem” com atuação em C&T, ou à própria instituição/empresa, pública ou privada, sediada no Estado de Minas Gerais, em anos ímpares.

Comissão Julgadora do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2017
• Evaldo Ferreira Vilela (Presidente) – UFV/FAPEMIG
• Carlos Alberto Pereira Tavares – UFMG
• José Policarpo Gonçalves de Abreu – UNIFEI/CIT SENAI FIEMG
• Marcelo Marcos Morales - CNPq
• Márcia Paranho Veloso – FORIPES/UNIFAL
• Wolney Lobato - PUC Minas

 No caso de dúvidas, encaminhar para premiomaresguia@fapemig.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...