Pular para o conteúdo principal

PRÓTESES EM 3D SÃO APOSTA DE STARTUP

Além das impressoras, a 3DLopes vai oferecer material para produção das próteses e treinamento para os clientes


Por Paula Isis/SIMIBelo Horizonte
A pequena Malu testa a prótese fabricada pela 3DLopes
Foto: Reprodução/Facebook

Duas crianças, com histórias de vida em comum, marcaram a vida e a carreira do diretor executivo, Daniel Lopes, e do diretor comercial, Jonatas Hernandes, da 3DLopes. 

 Malu, uma garotinha que não tinha o antebraço, cruzou o caminho dos jovens empreendedores em um supermercado. Sensibilizados com algumas limitações de Malu, os dois começaram a trabalhar na impressão de uma prótese em 3D, que compreendia desde o antebraço até os dedos das mãos.

Em seguida, foi a vez de conhecerem a história do pequeno Matheus, um garoto de Manhuaçu, que não tinha três dedos da mão esquerda. Em apenas dois meses, o pequeno pode realizar o sonho de ser goleiro ao utilizar uma prótese desenvolvida pela empresa, que está incubada no laboratório aberto do Senai.

Após os casos de sucesso, a empresa decidiu expandir seus negócios e se especializar na produção de impressoras 3D para a confecção de próteses. E esse novo modelo de negócio foi o que motivou os jovens a participarem da 9ª edição do Open Innovation Week – evento que conecta startups a grandes empresas e investidores, que aconteceu no fim de fevereiro, em São Paulo.
Jonatas Hernandes e Daniel Lopes apresentaram o modelo de negócio da 3DLopes durante o OIWeek2017
Foto: Paula Isis/SIMI

Em entrevista ao SIMI, Daniel e Jonatas contaram que a ideia é produzir impressoras para cada tipo de prótese (membros superiores e inferiores) e vendê-las para todo o país, mas com um diferencial: todo o material para a produção será fornecido pela startup, além do treinamento para a confecção das próteses. 

 “Essa pessoa, uma vez treinada, consegue imprimir essa prótese”, explica o diretor comercial. Indagados sobre a necessidade de a pessoa ter alguma expertise em engenharia ou áreas afins, Daniel afirmou que qualquer pessoa pode desenvolver a prótese.

De acordo com a startup, o público-alvo são hospitais e centros de reabilitação. Questionados sobre o valor dessas impressoras, Daniel e Jonatas explicaram que como se trata de um item sob demanda, ele não tem um valor especifico. 

“A gente fecha um contrato de serviço, não é só o custo da máquina. Tem o nosso suporte, treinamento e material”, enfatiza o diretor comercial, Jonatas.

Além disso, de acordo com Daniel, a ideia é confeccionar máquinas específicas só para impressão de pernas ou braços, por exemplo. Mas ele acrescenta que uma máquina pode fazer diversas próteses, “só que o custo de uma impressora para prótese de mão é menor, então isso vai de cada cliente”.

Scanner 3D permitirá a confecção de próteses à distância
Outro negócio que motivou a participação da 3DLopes no OIWeek2017 é a produção de um scanner 3D, que funcionará a partir de um app. 

Segundo o CEO, ele vai possibilitar que uma pessoa à distância gere dados pessoais para a produção de membro em 3D. “A partir desse modelo, teremos uma facilidade maior em desenvolver a prótese de uma forma bem customizada, personalizada”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...