Pular para o conteúdo principal

CÂMARA DE TRÊS CORAÇÕES FAZ BALANÇO DOS 100 PRIMEIROS DIAS DE GESTÃO DA ATUAL MESA DIRETORA


O marco de 100 dias de gestão da atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, foi comemorado na noite dessa segunda-feira, 10, no Plenário da Casa. Na ocasião foram apresentadas, para público e imprensa, as principais ações legislativas e administrativas desenvolvidas no período.

O presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, propôs ao público uma visão panorâmica das novidades:

Legislação e fiscalização
Para garantir independência aos vereadores e à própria instituição, o Processo Legislativo foi reconfigurado. 

As seis Comissões Temáticas Permanentes passaram a se reunir individualmente, com total autonomia para conduzir suas discussões e emitir seus pareceres. Com essa medida, a Câmara deixou de ser reativa e tornou-se proativa.

O trabalho das Comissões garantiu a produção de um relatório completo sobre o funcionamento do Programa de Saúde da Família (PSF) em Três Corações. A conclusão do relatório sugere que os trabalhos de fiscalização continuem e se intensifiquem nos próximos meses.

Como meta estratégica para este ano, o Legislativo dará continuidade ao projeto de revisão completa da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara, iniciado pela gestão anterior.

A reedição do Plano Diretor Municipal, de responsabilidade do Executivo, é outra questão tratada como prioridade, para que Três Corações tenha o respaldo necessário para receber novas empresas e gerar empregos de forma ordenada e sustentável.

Participação popular
A atual gestão da Câmara busca desenvolver uma cultura de valorização da participação popular. A Tribuna Popular está sendo ocupada em todas as Sessões Ordinárias, dando voz a cidadãos que queiram se manifestar sobre os mais diversos temas.

Em relação às Audiências Públicas, duas foram realizadas em março e a proposta é de que seja promovida, pelo menos, uma a cada mês.

Excelência técnica
Investimentos estão sendo feitos na qualificação de vereadores e servidores, por meio da oferta de cursos internos e externos. O objetivo é construir o legado de um corpo técnico capacitação e atualizado.

Reestruturação administrativa
Uma Comissão Especial foi criada para discutir e elaborar um plano de reestruturação administrativa da Câmara, que já se encontra em fase de estudos.

Na administração da Casa, as metas perseguidas são para reduzir gastos, otimizar custos e garantir transparência das ações. Na prática, por exemplo, já foram reduzidos consideravelmente os valores gastos com telefonia e combustíveis.

Parcerias
Como forma de aperfeiçoar a qualidade do trabalho desenvolvido. A Câmara tem mantido diálogo permanente com instituições como Ministério Público (caso da Contribuição para Iluminação Pública); Escola de Sargentos das Armas (elaboração de ações de cunho social); Polícia Militar (discussão contínua sobre segurança pública); Corpo de Bombeiros (construção do projeto social “Bombeiro Mirim)”; Associação Comercial (instalação de câmeras de segurança na cidade); COMARCA JUDICIAL (através de convênio em elaboração); Penitenciária (efetivação de ações de reabilitação); e Hospital São Sebastião (participação no Conselho Curador).

Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa” deu continuidade aos projetos “Parlamento Jovem” e “Câmara Mirim”, que investem na formação política e cidadã e crianças e adolescentes. Existe, ainda, a proposta de implantação da “Câmara Sênior”, destinada aos idosos tricordianos.

No campo educacional foram firmados convênios de cooperação técnica com instituições importantes, como Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), Instituto Federal do Sul de Minas e Superintendência Regional de Ensino. Assim, a Câmara de Três Corações caminha para se tornar referência regional em formação política e capacitação técnica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...