Pular para o conteúdo principal

SENAC REALIZA SEMANA DA SAÚDE

Palestras, oficinas e blitz educativa visam conscientizar a população sobre a depressão, mal que acomete 350 milhões de pessoas no mundo 

A depressão, conhecida como o mal-estar do mundo moderno, acomete 350 milhões de pessoas no planeta e foi eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o tema do Dia Mundial da Saúde em 2017. 

A data, comemorada anualmente no dia 7 de abril, tem a proposta de debater a prevenção, tratamentos e as graves consequências desse distúrbio. 

O Senac, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, aderiu à campanha de conscientização com o mote “Depressão. Você não está sozinho nessa” e realiza, pelo quinto ano, a Semana da Saúde. Palestras, oficinas, blitze educativas e atendimento ao público em diversas cidades mineiras fazem parte da programação gratuita, que acontece entre os dias 3 e 7 de abril.

Cerca de 4 mil pessoas devem participar das atividades, segundo a gerente de produtos em Saúde do Senac, Danielle de Moura Mota. 

“A depressão é um problema crescente em nossa sociedade e nós formamos profissionais da área da saúde e beleza que auxiliam na qualidade de vida. Nessa ação, vamos levar informação sobre a depressão e promover acolhimento, autoconhecimento e autoestima por meio de serviços que auxiliam na prevenção e combate da doença e nos quais o Senac tem expertise”, explica.

Na região teremos atividades em Juiz de Fora, Barbacena, São João del-Rei, Tiradentes, Manhuaçu, Lavras e Conselheiro Lafaiete. 

Vinte unidades do Senac em Minas Gerais irão participar da campanha. Em Poços de Caldas, por exemplo, será apresentada uma palestra sobre a importância da atividade física na saúde e qualidade de vida. 

Já em Juiz de Fora, haverá atendimento ao público com massagem relaxante, trabalhando a atenção à beleza e autoestima. 

O Senac em São João del-Rei promove uma oficina de artes, mostrando que os trabalhos manuais são aliados no tratamento da depressão.

As inscrições para as atividades gratuitas do Senac durante a Semana da Saúde podem ser feitas pelo www.cursos.mg.senac.br ou 0800 724 4440. 

O atendimento ao público acontecerá por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de atendimento de cada unidade. Mais informações pelo www.mg.senac.br.

Campanha Semana da Saúde 2017
A OMS estimava que a depressão seria responsável por 9,8% do total de anos saudáveis desperdiçados pela humanidade em 2030. Entretanto, essa estimativa foi alcançada em 2010, vinte anos antes do previsto. 

Especialistas alertam para a importância de se identificar a doença em seu estágio inicial, o que possibilita um tratamento mais eficaz. 

A proposta do Senac no Dia Mundial da Saúde é unir a comunidade pessoas, pacientes e profissionais da saúde na conscientização sobre a importância de se atentar para os sintomas em pessoas próximas e oferecer apoio. 

“Queremos mostrar que depressão não é frescura, é uma doença e tem tratamento. E vamos enviar uma mensagem importante a quem tem a doença: Você não está sozinho” reforça Danielle.
com Rachel Reis Mockdeci - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...