Pular para o conteúdo principal

TRADIÇÃO & FÉ: ENCENAÇÃO “A PAIXÃO DE CRISTO” MARCA SEMANA SANTA EM PASSOS

Espetáculo lota arquibancada e entorno da Praça Monsenhor Messias Bragança, comove o público e transmite mensagem de amor

Um vídeo de homenagem e despedida da equipe de produção e elenco do espetáculo “A Paixão de Cristo” ao ator Wellington Silva Realino abriu a noite de arte, fé, amor e perdão em Passos, no Sul de Minas, nesta quarta-feira, 12. Wellington Yett, como era chamado pelos amigos, era membro do elenco e faleceu nas vésperas da encenação, vítima de violência. 

No vídeo, além do elenco, diversas pessoas pediram paz, um basta à violência que assola diversas cidades do nosso país e do mundo todo.“A Paixão de Cristo – Renascer” é uma realização do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos. 

Com uma proposta retro-futurista, o enredo mescla um cenário que se passa no ano 2150 e os registros bíblicos, em uma produção ousada que recebeu elogios do público. 

A encenação começa com imagens de ataques em países e da violência de grupos extremistas, mostrando que devemos clamar pelo fim da violência e amar nossos semelhantes.

A encenação do espetáculo com 70 pessoas envolvidas na produção e elenco foi um show de interpretação, luzes, som e sensibilidade, contando a trajetória da personalidade mais importante do cenário mundial de todos os tempos, Jesus Cristo. 

E transmitiu ao público presente a necessidade de seguirmos os ensinamentos de Jesus e amar aos nossos semelhantes, transformando nosso redor em um ambiente melhor.

Thales de Carmo um dos diretores do espetáculo, destacou que “foi um trabalho muito prazeroso, no qual o elenco pode se aprofundar dentro da história e ter esse trabalho técnico de teatro, nestes dois meses de trabalho, com uma direção compartilhada por quatro diretores de cena - Thales de Carmo, Sandra Inez, Messias Maia Junior e Pedrinho Silva,  além do diretor de áudio Bábe Grilo”.

Para o diretor Thales de Carmo “foi um prazer trabalhar com o elenco e toda a produção, todos os envolvidos receberam total apoio da Prefeitura de Passos por meio do Departamento de Cultura e foi muito interessante fazer esse trabalho, foi um espetáculo preparado com muito amor, muito carinho para que o público possa gostar, se emocionar e refletir”.

Ainda segundo um dos diretores, muitos atores pisaram no palco pela primeira vez e foi muito tranquilo, todos ficaram muito empolgados com a estreia, emocionados, trocaram experiências e toda a produção espera que seja um espetáculo para entrar para a história.

Para o jovem ator de 21 anos Matheus Piotto Bueno, que interpretou Jesus no espetáculo, “foi um momento muito especial, um aprendizado enorme e um presente, tão jovem poder pegar um papel com uma responsabilidade dessa, de uma energia dessa, uma experiência sem tamanho e que ele não estaria ali também sem todo o elenco e a produção que compuseram a peça e que fizeram o espetáculo se tornar lindo e emocionante”.

Aline Alux, que interpretou Maria, volta aos palcos depois de ter tido algumas experiências com o teatro na adolescência. Disse que “ficou assustada com o convite pela responsabilidade do papel de interpretar a mãe de Jesus Cristo, que as oficinas e ensaios a fizeram superar a timidez e que esse trabalho purifica a alma do ator e traz uma mensagem de que devemos colocar mais amor ao coração”. 

Disse também que o elenco ficou muito unido, integrado e que foi uma “experiência fantástica, tendo sido fundamental o suporte da Prefeitura de Passos para a realização da encenação da paixão”.

Sérgio de Oliveira Sofiati, técnico do IBGE e professor de inglês, morador do bairro Vila Rica, assistiu pela primeira vez ao espetáculo da encenação da vida de Cristo e relatou que achou “muito bonito, gostou do profissionalismo da produção e do elenco, da qualidade dos atores, do enredo da maior história de amor, as luzes, o cenário, e que o depoimento comovente da mãe do ator assassinado no final do espetáculo foi algo que nos assusta mas que nos faz pensar”. “Vou para casa em paz com a mensagem de amor transmitida”, afirmou.

Wilson Crivelin Júnior, produtor de som, também assistiu à estreia e classificou as interpretações, o figurino, os cenários, a luz, a trilha sonora e o som estéreo como primorosos. 

“Parabéns a todos que se envolveram e se doaram para a realização deste espetáculo. Um espetáculo sintonizado com o século 21, suas benesses e mazelas. Sem sombra de dúvida, um marco na história do teatro público em Passos”, elogiou.

Carlos Jorge Ribeiro, o Caju Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, avaliou a estreia do espetáculo como linda, emocionante, e destacou a homenagem ao ator falecido que foi feita com o coração. “O teatro tem isso, ele consegue tirar da dor, a arte, e consegue emocionar as pessoas”, afirmou.

O prefeito Renatinho Ourives (PSD) parabenizou toda a equipe do Departamento de Cultura pelo belo espetáculo produzido e “desejou à toda a população de Passos que tenha fé, esperança e coragem e que juntos vamos transformar nossa cidade de Passos”.

Nesta quinta-feira, 13, aconteceu a segunda e última apresentação de “A Paixão de Cristo – Renascer”, no adro da Igreja Matriz de Passos, às 21h30, aberta ao público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...