Pular para o conteúdo principal

TRÊS PONTAS: DEVOTOS HOMENAGEIAM O BEATO PADRE VICTOR COM UM SINO EM SEU NOME


“Os grandes homens não morrem! Deixam de existir na terra, para viverem no coração agradecido dos povos e nas páginas incorruptíveis da História... Padre Victor é desses homens; não morreu, portanto!... Está vivo, neste povo inteiro, que viu, que ouviu, que sentiu, e admirou, e louvou, e chorou tão nobre, tão imponente, tão respeitável, e, ao mesmo tempo, tão humilde, tão simples, tão modesto vulto, cuja só lembrança basta para nos honrar a Pátria, e nos cobrir de bênçãos”

Soando na mais simples capela ou na torre de majestosa catedral, os sinos comunicam fatos e reúnem a comunidade. Atentos a sua voz, corações se irmanam no culto e nos sentimentos.

Por reconhecer essa importante tradição religiosa, a Paróquia Nossa Senhora d´Ajuda, em Três Pontas, no Sul de Minas, com o apoio dos fiéis e devotos, idealizou a confecção de um quarto sino, homenagem ao Beato Padre Victor, para compor o campanário que já possuía três sinos, sendo dois do período do paroquiato do beato.


No dia 25 de março, o sonho se concretizou. Houve uma Santa Missa presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Pedro Cunha Cruz, concelebrada pelos padres Ednaldo Barbosa e Antônio Carlos de Oliveira. 

Já o padre André Luis da Cruz, por motivo de compromisso, chegou no final da cerimônia. Após a homilia, o bispo diocesano da Campanha, dom Pedro abençoou o sino com toda a solenidade, aspergindo com água benta e incensando. Ao término da Santa Missa, a assembleia ouviu a primeira badalada pelas mãos ungidas de Dom Pedro.


O sino foi batizado com o nome Beato Padre Victor, homenagem à virtude e ao valor do Anjo Tutelar de Três Pontas. Nele há a inscrição: “Gratidão dos devotos de Padre Victor. Paróquia Nossa Senhora d´Ajuda. Associação Padre Victor. Sino Beato Padre Victor – 20l7”

Finalmente, no dia 26, após a missa das 10 horas e 30 minutos, o sino foi levado à torre por um guindaste, de onde pendiam a bandeira da Paróquia Nossa Senhora d´Ajuda, o banner do do Beato Francisco de Paula Victor e o brasão do bispo diocesano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...