Pular para o conteúdo principal

UFLA ABRE INSCRIÇÕES PARA ESCOLA INTERESSADAS EM PARTICIPAR DA FEIRA DE PROFISSÕES


Estão abertas as inscrições para o “III UFLA de Portas Abertas”. A mostra de profissões da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocorrerá em 21 de junho, sob a organização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e colaboração de toda a comunidade acadêmica. 

O objetivo é permitir que os estudantes matriculados no Ensino Médio conheçam os cursos de graduação, as respectivas profissões e o funcionamento da Universidade.

As escolas públicas e particulares, interessadas em participar, já podem acessar o formulário de inscrição (clique aqui), que deve ser preenchido por um responsável (professores, secretários, diretores, coordenadores, entre outros) da escola. É válido ressaltar que o evento não aceita inscrições individuais de estudantes, apenas das escolas.

A UFLA estará novamente atenta à acessibilidade. Sendo assim, escolas que tiverem algum aluno que necessite de atendimento especial devem especificar na ficha de inscrição. 

Na segunda edição, dez estudantes com necessidades especiais foram recebidos durante o evento. A equipe do Núcleo de Acessibilidade (NaUFLA) ofereceu suporte a eles, acompanhando-os durante a visita. 

Atualmente, a UFLA conta com 35 cursos de graduação, entre presenciais e a distância. Durante o evento, os visitantes têm a oportunidade de conversar com professores e estudantes, numa troca de experiências e informações que pode ser determinante para seu futuro.

O evento
Cada coordenador de curso com as equipes de acadêmicos da UFLA receberão os estudantes com visitas guiadas. Durante a visita é indispensável a presença de um responsável da escola inscrita para acompanhar os alunos.

A comunidade acadêmica estará organizada, nos diferentes departamentos da Universidade, para receber os participantes com visitas guiadas, palestras, demonstrações e apresentações culturais, de maneira que eles possam conhecer os cursos, a estrutura da instituição e as pesquisas desenvolvidas.

Na segunda edição, participaram aproximadamente dez mil estudantes, de 98 municípios. O movimento foi intenso das 8h às 19h, com a participação de mais de 150 escolas públicas e particulares. 

Em cada lugar da Universidade havia uma programação extensa com diversas atividades teóricas e práticas. Assim, os estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer os cursos, a estrutura da instituição e as pesquisas desenvolvidas.

Alimentação
Há um limite de refeições ofertadas pelo Restaurante Universitário (RU) durante o evento. Por isso, serão seguidos alguns critérios para selecionar as escolas que poderão usufruir do almoço no RU pelo valor R$ 5,00 por pessoa. Estudantes de escola pública terão prioridade e, em segundo lugar, por ordem de inscrição;

Após a demonstração de interesse em almoçar no RU (por meio do preenchimento do formulário de inscrição), se ainda houver vagas disponíveis, a organização do evento entrará em contato confirmando o atendimento. 

Neste momento, a escola já deverá informar o número exato de alunos visitantes, com a menor margem de erro possível, para que assim outros alunos possam ser atendidos.

Parcerias
Empresas que tenham interesse em ser apoiadoras do evento devem ficar atentas ao Plano de Apoio do III UFLA de Portas Abertas. Atualmente, os produtos e serviços necessários para a realização do evento são: coffee break, coletes de identificação, materiais gráficos e canecas.

Por se tratar de um evento institucional, o UFLA de Portas Abertas possui grande capacidade de alcançar diferentes localidades através de mídias de divulgação, atingindo diferentes públicos. Além disso, apoiar uma mostra de profissões evidencia o papel social de uma organização, que se preocupa com o desenvolvimento dos indivíduos, a partir da educação e desenvolvimento social.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: codets@proec.ufla.br ou pelo telefone: (35) 3829-1101 ou 3829-1317.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...