Pular para o conteúdo principal

ABERTURA COMERCIAL BENEFICIA GUAXUPÉ


A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou na última sexta-feira, 5, os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) referentes aos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017.

JF registra crescimento na atividade bancária e arrecadação
Em janeiro, segundo o indicador, Juiz de Fora apresentou crescimento da atividade econômica em função de aspectos sazonais como, por exemplo, na arrecadação ou no mercado de trabalho.

O município manteve-se estável no ranking geral, ou seja, sem perder posições. Entretanto, a cidade apresentou ganho no nível de atividade no que se refere à atividade bancária, à movimentação de empregos e à arrecadação. A única perda foi registrada na abertura externa.

Segundo previsões do indicador, nos próximos meses Juiz de Fora deverá seguir com movimento leve de aumento no saldo de empregos no setor manufatureiro, referente ao mesmo período no ano passado, e com crescimento no saldo de importações de manufaturados. Já para os repasses do IPI, as previsões do Iaem para os próximos meses indicam aumento de cerca de 20%, sugerindo elevação do nível de atividade no setor.

Maiores variações
De acordo com Iaem, as maiores variações do indicador nos meses analisados foram registradas em Contagem, Betim e Belo Horizonte. Em Contagem, o crescimento dos indicadores de abertura comercial e atividade bancária auxiliaram a atividade econômica do município. Já em Betim e na capital Belo Horizonte, a variação positiva está relacionada ao aumento dos índices de arrecadação e atividade bancária.

Atividade extrativa volta a movimentar municípios da região Metropolitana
Na mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, o município de Catas Altas obteve bons resultados, saltando da 29ª posição do grupo para a 7ª colocação no período analisado. O principal fator que levou ao incremento da atividade econômica do município foi a arrecadação de ICMS nas indústrias de extração, assim como o aumento das exportações de produtos minerais.

Abertura comercial beneficia municípios no Sul, Sudoeste e Zona da Mata
Em Guaxupé, na mesorregião do Sul/Sudoeste de Minas, o aumento nas importações de produtos manufaturados contribuiu para o crescimento econômico do município no período. Com o resultado de maior abertura comercial, a cidade ganhou sete posições no ranking de atividade econômica mesorregional.

Na mesorregião da Zona da Mata Mineira, Manhuaçu esboça recuperação da atividade econômica. Após ocupar a quarta posição no ranking no último mês de dezembro, o município retomou a segunda colocação da mesorregião em janeiro. Dentre as razões para o resultado positivo do município está o maior nível de abertura comercial, principalmente das importações de produtos manufaturados, com crescimento de 68,9% comparado a dezembro de 2016.

Crescimento da arrecadação de ICMS é registrada em diversas regiões do estado
No Norte de Minas, o município de Porteirinha obteve ganhos relativos no ranking da mesorregião. O bom desempenho apresentado pela cidade foi motivado pelo crescimento da arrecadação de ICMS nos setores agropecuário e manufatureiro.

Para a mesorregião do Jequitinhonha, os municípios que mais apresentaram notoriedade nesse período foram Joaíma, Novo Cruzeiro e Rubim, alcançando melhores posições dentro do ranking da mesorregião. Para Novo Cruzeiro, o ganho relativo foi proporcionado pelo crescimento na arrecadação de ICMS do setor manufatureiro.

Na mesorregião do Triângulo Mineiro, Araporã alcançou melhor posição no ranking de atividade econômica. O município registrou aumento na arrecadação de ICMS no setor de serviços.

Iaem
Estes são alguns destaques do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Criado em 2016, o Iaem é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do Iaem, o interessado deve entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).

com assessoria da UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...