Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA DEBATE "VIOLÊNCIA E SEGURANÇA NAS ESCOLAS" EM TRÊS CORAÇÕES


Com cerca de 200 pessoas lotando o Plenário, a Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, por meio da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, promoveu, na noite da última quinta-feira, 4, audiência pública para discussão do tema “Violência e Segurança nas Escolas”. 

Esta foi a terceira audiência pública sediada pelo Legislativo tricordiano em pouco mais de quatro meses de gestão da atual Mesa Diretora.

A iniciativa para realização da Audiência Pública surgiu após o episódio de violência registrado na Escola Estadual Godofredo Rangel, no último mês de fevereiro, quando tiros foram disparados dentro da escola. 

Como etapa preparatória para a Audiência, uma reunião foi realizada em março, na Câmara Municipal, com presenças de diretores de escolas, além de representantes da Polícia Militar, Conselho Tutelar e Legislativo.

Como expositores para debater o tema em questão, a Audiência Pública contou com a participação de representantes da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Ministério Público e das próprias escolas tricordianas. Experiências exitosas obtidas em outros municípios também foram compartilhadas. 

Neste sentido o cabo da Polícia Militar (PM) Alexandro Vieira dos Santos, que atua em João Pinheiro, no Noroeste do Estado, relatou um projeto criado a partir de ações coordenadas de diversos órgãos e que, segundo ele, transformou a realidade das escolas da cidade. 

As medidas envolvem, entre outros fatores, a conscientização de estudantes sobre as regras determinadas pelo projeto e a responsabilização das famílias de alunos que descumprem as normas.

Também a título de contribuição para os debates, o superintendente regional de Ensino de Varginha, Erivelton Giovani Ramos, destacou o caso de uma escola pública de Alfenas, no Sul de Minas, que enfrentava um grave histórico de violência, sobretudo relacionada ao tráfico de drogas. 

De acordo com o Superintendente, diante da situação, o diretor da escola adotou uma série de medidas para tornar o ambiente escolar atrativo para os alunos. 

O resultado gerado foi uma mudança radical no comportamento dos estudantes, que passaram a valorizar a escola e se interessar pelas aulas.

Um ponto alto da audiência pública foi o pronunciamento da estudante Raquel Stefane de Souza, que representou o Parlamento Jovem de Três Corações. 

Em sua fala, ela mencionou a importância de que a escola se torne, de fato, um espaço de conhecimento e respeito, para evitar a ideia de que o ambiente escolar é chato e impositivo.

 A jovem Pprlamentar acredita, ainda, que alunos praticantes de atos violentos nas escolas são frutos da ausência de condições que impede muitas crianças e adolescentes de terem uma vida digna.

Representando os diretores de escolas de Três Corações, o diretor da Escola Estadual Godofredo Rangel, Crislei Nogueira da Silva, falou sobre o projeto “TCer a Paz”, criado em 2013, que desenvolve atividades voltadas à promoção de ações de prevenção da violência nas escolas. 

O diretor explicou, ainda, que a meta do projeto para este ano é a elaboração de um regimento escolar, que estabelecerá um conjunto de regras para definir a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar de instituições de ensino tricordianas.

Uma das principais propostas da atual gestão da Câmara Municipal de Três Corações é a participação popular no Legislativo. Para isso, está se desenvolvendo a cultura de conceder o uso da Tribuna Popular aos cidadãos interessados em se manifestar publicamente sobre assuntos relevantes ao município. 

Além disso, uma intensa agenda de atividades, que inclui Audiências Públicas, Simpósios e outros eventos, será promovida ao longo do ano. 

Já na próxima quinta-feira , 11, haverá a palestra inicial do 1º Simpósio “Desafios da Gestão Pública”, promovido pela Câmara em parceria com Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...