Pular para o conteúdo principal

CIDADES DO SUL DE MINAS SÃO VENCEDORAS EM CATEGORIAS DO PRÊMIO MINEIRO DE BOAS PRÁTICAS

Ao todo, quatro prefeituras mineiras foram agraciadas com Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Os melhores projetos desenvolvidos pelas prefeituras mineiras foram premiados no último dia 10, durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios. 

Os vencedores das cinco categorias do VII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal viram suas iniciativas inovadoras serem reconhecidas e apontadas como exemplos para outras cidades. 

O prêmio incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo no desenvolvimento municipal.

Promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), a premiação tem como objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de novas experiências modernas e inovadoras. 

Segundo o presidente da AMM, Antônio Carlos Andrada, neste momento de crise e dificuldades financeiras para os gestores municipais, o prêmio ganha dois sentidos. 

“O primeiro, é a promoção de uma administração eficaz e correta. O segundo, é estimular a criatividade e novas soluções das administrações devido à falta de dinheiro. Desta forma, todos os projetos podem ser disseminados para outras cidades”, afirmou.

Os vencedores 
A cidade de Andradas, no Sul de Minas, venceu em duas categorias do prêmio, – nos eixos Educação e Saúde –, sendo os projetos vencedores, o programa “Sabor das Cores”, com atividades de culinária e nutrição para a formação de hábitos saudáveis; e o segundo, o programa de redução de violências com a notificação compulsória de saúde aos órgãos competentes. 

O prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, recebeu os prêmios e disse que as iniciativas mostram a criatividade e soluções do município. “São ideias que não demandam recursos, mas gestão das ferramentas já existentes, proporcionando expressiva economia de verbas públicas”, afirmou.

Na categoria Educação as cidades de Santa Bárbara, na região Central e Uberaba, no Triângulo Mineiro, receberam a menção honrosa. Já no Eixo Saúde, os municípios mencionados foram Baldim, na região Metropolitana e Bom Despacho, no Centro-Oeste.

Na categoria Ambiental/Economia, o prefeito de Ouro Branco, na região Central do Estado, Hélio Campos, recebeu o troféu de vencedor, com o programa de modernização da gestão de resíduos sólidos. 

Ele disse que, por meio da reciclagem, a quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário licenciado da região diminuiu, proporcionando economia aos cofres públicos e, também, aumento de renda para catadores de lixo. 

“Diversos prefeitos de outras cidades já nos procuraram para conhecer nosso projeto e tentar iniciativas semelhantes. O prêmio ajuda na disseminação de bons programas que ainda podem ser aprimorados”, disse. Andradas e São Thomé das Letras foram as cidades com menção honrosa, nesta categoria.

No eixo Administrativo, a campeã foi a cidade de Camanducaia, no Sul de Minas, que idealizou um projeto de certames voltados apenas para a economia local. Receberam menção honrosa Pedras de Maria da Cruz e Bom Despacho. 

Já o programa vencedor na categoria Social foi Pedras de Maria da Cruz, com o desenvolvimento do projeto de uma escolinha de futebol contra a evasão escolar e inclusão social. Receberam a menção honrosa, neste eixo, Santa Bárbara e Andradas.

com assessoria da AMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...