Pular para o conteúdo principal

COMISSÕES VÃO DISCUTIR ATRASOS NAS OBRAS DA MG-050

Deputados querem averiguar cobrança de pedágio na MG-050 antes do fim das obras

O cronograma das obras da MG-050, que liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte à divisa de Minas com São Paulo, será tema de reunião conjunta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira, 16. A denúncia é de que o planejamento previsto em contrato não está sendo cumprido.

Às 15h15, no Plenarinho III, as Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas se reúnem para discutir as interrupções na rodovia, o descumprimento de prazos em intervenções em vários trechos e os consequentes transtornos para os usuários.

Parlamentares também querem averiguar a cobrança de pedágio, que já estaria sendo feita pela concessionária em alguns trechos, mesmo sem as melhorias. 

O requerimento para a audiência é assinado pelos deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB), Fabiano Tolentino (PPS) e Anselmo José Domingos (PTC).

“Cobrei durante dois anos e meio que o governador autorizasse essas obras na MG-050 e, agora, temos que discutir onde elas devem começar. O dinheiro existe, pode ser usado, e as pessoas estão pagando pedágio sem ver melhorias na estrada. As obras precisam começar já. Pessoas estão morrendo por causa das péssimas condições de alguns trechos”, denuncia o deputado Antonio Carlos Arantes.

"Queremos informações sobre o aditivo assinado entre concessionária e Estado e sobre o andamento das obras, em especial nos municípios de Mateus Leme, Itaúna, Carmo do Cajuru e Divinópolis", aponta o deputado Anselmo José Domingos. O primeiro dos municípios faz parte da RMBH e os demais estão na região Centro-Oeste do Estado.

Convidados
Foram convidados os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, e de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; o diretor-presidente da Atlantia Bertin Concessões (Abconcessões), José Renato Ricciardi; e o diretor-executivo da Concessionária Nascentes das Gerais, Joselito Rodrigues de Castro.

Também foram convidados o secretário de Governo de Divinópolis, Ricardo Moreira; e os prefeitos de São Sebastião do Oeste, Belarmino Luciano Leite; de Itaúna, Neider Moreira de Faria; de Mateus Leme, Júlio Cezar Nogueira Fares Júnior; de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira; de Itaú de Minas, Ronilton Gomes Cintra; de Passos, Carlos Renato Lima Reis; de Piumhi, Adeberto José de Melo; de Pimenta, Ailton Costa Faria; e de Formiga, Eugênio Vilela Júnior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...