Pular para o conteúdo principal

SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES SERÁ AMPLIADO EM POUSO ALEGRE COM 15 MIL NOVAS LINHAS


O serviço de telecomunicações em Pouso Alegre, no Sul de Minas, poderá receber importante reforço nos próximos meses. Para discutir essa ampliação o prefeito Rafael Simões (PSDB) recebeu em seu gabinete um grupo representante da empresa Telefônica/Vivo, que detalhou a implantação de uma rede fixa de telecomunicações, por meio de fibra ótica.

Ao encontro estiveram presentes o vice-prefeito Dr. Paulo Valdir (PSDB) e os secretários municipais Fábio de Paiva Garcia Filho, do Planejamento e Meio Ambiente e Argeu Quintanilha Júnior, da Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos. 

A equipe da Telefônica/Vivo era composta pelo gerente de articulação institucional Boris Przechackl, gerente de relações institucionais em Minas Gerais Ricardo Mascarenhas Lopes, o coordenador de engenharia de implantação de rede fixa Geraldo Magela e as representantes da área de licenciamento e permissões, engenheiras Juliana da Silva Ferreira e Lígia Martins Formigari e o gerente comercial Alcidiney Aparecido.

Segundo propõe o grupo empresarial, Pouso Alegre será beneficiada neste ano com a instalação de rede fixa de telecomunicações da Vivo, por meio de fibra ótica. Até o final do ano, a operadora oferecerá serviços de internet rápida, telefonia fixa e TV por assinatura à população do município, utilizando uma das mais modernas tecnologias disponíveis no mundo.

Para implantar a nova rede, a empresa usará a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network ou Rede Ótica Passiva com capacidade Gigabit), que leva fibra ótica até a casa do cliente, proporcionando uma excelente experiência de navegação ao usuário.

Segundo os técnicos da Telefônica, o processo é muito utilizado em soluções voltadas para o atendimento tanto de residências quanto de mercados corporativos que exigem uma maior largura de banda, ou seja, todos poderão navegar na internet com muito mais velocidade. 

A ultra banda larga permite acesso a vídeos e games com alta definição e as empresas poderão acelerar sua digitalização, garantem os empresários.

A Vivo levará a tecnologia para 41 bairros de Pouso Alegre, representando 59% da cidade coberta. Com referência à área de cobertura, o prefeito Rafael Simões solicitou a inclusão do bairro rural dos Afonsos, comunidade que, apesar de se localizar às margens da rodovia MG-179 (Pouso Alegre/Alfenas) é carente de telecomunicação. 

Serão 15 mil novas linhas, interligadas a uma rede de 177 quilômetros de extensão, sendo 92% aérea e somente 8% no subsolo. Nesta proporção, é mínimo o impacto ocasionado nas vias públicas com a instalação dos cabos, asseguram os técnicos da Telefônica/Vivo. O projeto estabelece cinco meses para a conclusão dos serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...