Pular para o conteúdo principal

TRANSEXUAL É VÍTIMA DE TRANSFOBIA DURANTE ATENDIMENTO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE NAZARENO

Transexual Mayane Vitória teve negado o direito de uso do nome social durante atendimento e foi submetida a constrangimento. Segundo ela, não é a primeira vez que a mesma pessoa pratica ato de perseguição
Apesar das diversas conquistas que a comunidade LGBT+ vem conseguindo nos últimos tempo no Brasil, o preconceito, a homofobia, a lesbofobia, a transfobia e a falta de informação e preparo no atendimento a esta população em instituições públicas, ou mesmo no comércio, ainda é uma das barreiras enfrentadas por este público.

Em Nazareno, município de 7.954 habitantes, localizado no Campo das Vertentes, registrou foi registrado um caso típico da transfobia existente no País. A transexual que adotou o nome social de Mayane Vitória de Ávila, foi submetida a preconceito e constrangimento ao utilizar a rede pública municipal da cidade.

De acordo com a transexual, ela já possui o nome social no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os pedidos e procedimentos médicos que ela necessita, já são registrados com o nome social de Mayane Vitória de Ávila.

O nome social no âmbito do SUS é garantido pela Portaria 182/2009 do Ministério da Saúde (MS) e para constar no cartão, basta a solicitação em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Em uma consulta, a médica que atende a transexual Mayane Vitória de Ávila, pediu alguns exames de rotina. Eles foram marcados sem qualquer empecilho, como de costume. 

Ao comparecer ao laboratório do Hospital Municipal de Nazareno, nesta quarta-feira, 24, a transexual, um funcionário daquele órgão público riscou a caneta o nome social de Mayane Vitória de Ávila e anotou ao lado o nome de batismo. 

De acordo com a transexual, o funcionário do local disse que o sistema não aceitaria o nome social, e que, mesmo após Mayane ter tido que já havia uma norma do Ministério da Saúde que aceita a inserção do nome social, e que a mesma já possui inclusive o cartão do SUS com este nome, e que também sua médica utiliza assinou o pedido de exames com seu nome social, o funcionário continuou se negando a inserir o nome da forma que Mayane Vitória queria.
Requisição de exames assinada pela médica da transexual foi rasurada pelo funcionário do laboratório, que trocou o nome social pelo nome de registro
Ainda de acordo com a transexual, o funcionário se recusou a cumprir o protocolo por preconceito e perseguição. 

Segundo Mayane, o funcionário além de riscar o nome social dela de documento oficial assinado por profissional de saúde e expor o nome de registro da transexual, ele, juntamente com um outro funcionário do local, este exercendo também o mandato de vereador na cidade de Nazareno, também teriam colocado em seu braço a goma para retirada de sangue, mas quando iriam realizar o procedimento, disseram que não havia agulha.

Após muita discussão, de acordo com a transexual, eles apareceram com uma caixa de agulhas para realizar o procedimento, constante do pedido de exames.

Mayane Vitória, relata ainda que não é a primeira vez que o funcionário que agia dessa forma com ela.

O nome social é o nome pelo qual pessoas trans e travestis preferem ser chamadas cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado na certidão de nascimento e que não reflete sua identidade de gênero.

O seu uso é uma grande conquista no âmbito dos direitos humanos e mais um passo rumo ao reconhecimento da identidade de gênero das pessoas transexuais e travestis. 

Além disso, o uso do nome social é importante para o levantamento de dados populacionais, que são essenciais para a implementação de políticas públicas específicas para essas populações. 

Revoltada com a situação, a transexual Mayane Vitória de Ávila registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) e já procurou um advogado para defender os seus direitos e buscar uma reparação na Justiça diante do constrangimento e transfobia praticados contra ela.

Outro lado
A Secretaria Municipal de Administração e Fazenda de Nazareno enviou uma nota a redação no início da noite de hoje.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à matéria veiculada no Blog O CORVO-VELOZ, intitulada “TRANSEXUAL É VÍTIMA DE TRANSFOBIA DURANTE ATENDIMENTO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DE NAZARENO”, esta Secretaria, em contato com o Prefeito Municipal, que se encontra em viagem administrativa à Belo Horizonte, informa que foi determinada a abertura de procedimento administrativo para apurar os fatos narrados.
Prefeitura de Nazareno, 26 de maio de 2017


Secretaria de Administração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...