Pular para o conteúdo principal

UFLA: HOMENAGEM A ANTONIO CANDIDO É UM DOS DESTAQUES DA JORNADA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA

Além da defesa da Reforma Agrária e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques aos direitos dos camponeses do Brasil
Nascido no Rio de Janeiro, em 24 de julho de 1918, o intelectual era professor emérito da Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Em 2017, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pretende realizar a maior Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) dos últimos quatro anos. 

Criada durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, realizado em 2013, a JURA ocorre entre os meses de abril e maio em diversas universidades federais, estaduais, particulares e institutos de ensino por todo o país.

De acordo com o movimento, o período foi definido para dialogar com o dia 17 de abril, no qual o MST denuncia a impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido nessa mesma data, em 1996, resultando na morte de 19 trabalhadores Sem Terra. 

Além da defesa da Reforma Agrária Popular e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques em relação aos direitos do camponeses do Brasil, tais como a redução de créditos para a agricultura familiar, a tentativa de privatização do assentamentos e o projeto de Reforma da Previdência, que acaba com a aposentadoria rural.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária terá início no próximo dia 29. A abertura da jornada ocorrerá às 14h, no Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), com explanações do professor do Departamento de Educação da Universidade (DED), Celso Vallin e da estudante de engenharia florestal da instituição, Nathália Ferrioli. 

Em seguida, às 15h, no mesmo local, será realizado o painel "Terra, Agroecologia e Lutas", com apresentações da professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA, Flávia Naves e do doutorando em Saúde Coletiva e Saúde Ambiental pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Pedro Henrique Barbosa Abreu.

Neste painel será abordada e colocada em discussão a agroecologia como caminho eficaz para a resolução dos problemas de saúde pública desencadeados pelo uso de agrotóxicos e pelo paradigma, considerado por muitos movimentos, como falacioso de proteção dos danos causados por esses produtos, o chamado "Uso Seguro".

Além disso, será apresentada uma visão geral de como a agroecologia. Na Universidade Federal de Lavras a JURA será realizada do dia 29 de maio ao dia 1ª de junho.

Homenagem
Um dos destaques da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFLA será a homenagem ao sociólogo, literato e professor universitário Antonio Candido. 

A homenagem será realizada no dia 31, às 09h30, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da UFLA. O evento, sob o tema "Antonio Candido - militância, vida e obra", será conduzido pelos professores daquele departamento, Conrado Pires de Castro, Marcelo Sevaybricker Moreira e Rodrigo Garcia Barbosa. 

Autor de 'Formação da Literatura Brasileira', Antonio Candido deu aulas na Universidade de São Paulo (USP) e ganhou prêmios de prestígio como o Jabuti e Camões. Crítico literário, ele morreu morreu, aos 98 anos, em São Paulo na madrugada do último dia 12.

"Espero que a morte dele seja um momento para a sociedade brasileira pensar sobre ética, ele era um homem muito coerente com seus ideais. Eu acho que seria bonito se o Brasil pudesse colocar a mão na cabeça e lembrar da geração dele, da geração que ele representa, uma geração que prezava os valores da democracia, os ideias e se comportava conforme valores mais amplos do que interesses pessoais e privados", afirmou ao portal G1, Marina de Mello e Souza, filha de Antonio Candido.

Outros destaques
Durante os 4 dias de Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na Universidade Federal de Lavras, haverá uma vasta programação, com debates, palestras e o encerramento, no dia 1º de junho, com muita música e atividades culturais a partir das 20h30 no Yebá, sede do Núcleo de Estudos em Agroecologia Yebá Ervas & Matos, ligado à UFLA, culminando com uma Festa Junina no local, a partir das 22h.

clique na imagem para ampliar e conferir a programação completa da JURA 2017 na UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...