Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO NO RIO DE JANEIRO EXIBE PEÇAS USADAS EM FESTAS POPULARES MINEIRAS

Objetos vão compor a mostra “Festa Brasileira: Fantasia feita à mão”, que será aberta ao público no dia 21, no Rio de Janeiro
Mais de 800 peças integram a exposição

A diversidade e a riqueza das festas populares são foco da exposição “Festa Brasileira: Fantasia feita à mão”, que será aberta ao público nesta quarta-feira, 21, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. 

A mostra, que ficará em cartaz até 28 de outubro, é composta por coleções de máscaras, adereços, estandartes, roupas típicas, peças e instrumentos musicais confeccionados por artesãos e usados em diversas manifestações culturais de norte a sul do País. O público também encontrará espaços interativos e videoinstalações. A entrada é franca.

Ao todo, mais de 800 peças integram a exposição, entre elas algumas usadas na Congada e Dança dos Mascarados de Minas Gerais. A mostra também terá referências à Festa do Divino Espírito Santo, que também ocorre em cidades mineiras.

A exposição ocupará todo o primeiro andar do CRAB, instalado estrategicamente em um conjunto de três prédios do século 18, em plena Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. 

A região integra o roteiro artístico e turístico da cidade. Ao todo, nove ambientes distintos serão ocupados com as peças selecionadas pela curadoria do antropólogo e museólogo, Raul Lody, e do jornalista e ex-secretário de Cultura e Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Leonel Kaz. A concepção visual é assinada pelo designer Jair de Souza.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o Centro é uma vitrine para o mundo. “O Rio de Janeiro é o principal cartão postal do país e o Crab precisa ser incluído neste roteiro turístico. A arte que é feita em cada canto do Brasil, agora, tem um ponto de exposição, que reúne fluxo de turistas e consumidores”, afirma.

Além das peças usadas em festas em Minas Gerais, diversas manifestações culturais de vários estados estarão representadas na exposição. Alguns exemplos são as Cavalhadas (GO); Dança do Pau-de-Fita ou Trança (SC); Bumba Meu Boi (MA e SC); festa indígena do Parque Nacional do Xingu (MT); Maracatu Rural (PE); Festa do Bonfim (BA); Reisada (AL); Folia de Reis (RJ); e variações regionais de peças utilizadas durante o Carnaval.  

Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae, observa que a exposição coloca em foco “as diferentes formas de expressão que unem o homem à sua imaginação e, por meio de suas festas, as transformam no mais genuíno artesanato, criando objetos de grande força dramática, autênticos representantes da cultura e da criatividade brasileira”.

Sobre o CRAB
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, é uma plataforma para o reposicionamento e a qualificação do artesanato no País. Com um ano de atividades, o centro tem por objetivo transformar o artesanato em um objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentar o seu valor de mercado.

O artesanato integra a cadeia produtiva da Economia Criativa. De acordo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), 2013 a 2015, a participação da Economia Criativa no PIB, subiu de 2,56% para 2,64%, mesmo com o cenário de crise econômica no Brasil. Em 2015, essa cadeia de produção gerou R$ 155,6 bilhões para economia do País.

Serviço
EXPOSIÇÃO “Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão” - CRAB
Visitação pública: 21 de junho a 28 de outubro de 2017
Local: Praça Tiradentes, 69, Rio de Janeiro
Dias e horários: Terça a sábado, das 10h às 17h
Telefone: (21) 3380.1855

da Agência Sebrae Nacional de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...