Pular para o conteúdo principal

MINAS GERAIS RECEBE 54 MÉDICOS CUBANOS PARA RECOMPOR O PROGRAMA MAIS MÉDICOS



Na manhã desta segunda-feira, 26, 54 médicos cubanos, que irão recompor o Programa Mais Médicos, em Minas Gerais, desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ana Paula Medrado, explica que essas médicas e médicos irão recompor o quadro de profissionais de 42 municípios mineiros que solicitaram a manutenção do Programa.

“Antes de desembarcar em Belo Horizonte, esses profissionais passaram por um período de acolhimento, em Brasília, e receberam capacitação voltada para o nosso Sistema Único de Saúde. Todos eles são profissionais com formação em medicina preventiva e estão prontos para atuar nas Unidades Básicas”, afirma Ana Paula Medrado.

A previsão é que outros 22 profissionais desembarquem nos aeroportos mais próximos ao municípios onde atuarão, hoje, quarta-feira, 28, totalizando, dessa forma, 76 médicos.

Confira aqui a lista de municípios que receberão os 76 médicos cubanos, do Programa Mais Médicos.

A gestora do município de Conceição das Pedras, Flávia Renata Pereira, destaca que esses profissionais são aguardados com muita expectativa.
 
“Nós já contávamos com uma médica do programa, mas ela precisou retornar a Cuba. Essa profissional vinha fazendo um ótimo trabalho e, hoje, a expectativa é a melhor possível para receber a nova médica que virá para o nosso município”.

A médica Dailen Perez, que atuará no município de Igarapé, destaca a importância dessa experiência.
 
“Para mim, em particular, é uma experiência maravilhosa. Todos nós somos muito solidários e gostamos de nos comunicar com os pacientes. Nosso objetivo e desafio aqui é contribuir para uma melhora na qualidade da saúde pública”, explica a médica cubana.

O programa
Criado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos objetiva não só enfrentar a escassez de médicos, que pode comprometer a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais justo e equânime, mas também de possibilitar um melhor desenvolvimento da Atenção Básica no país.

Dessa forma, o Programa recruta profissionais graduados no Brasil e fora do País, brasileiros e estrangeiros, para atuar nas áreas com maior necessidade e, assim, garantir à população o direito concreto ao acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde.

Os profissionais que integram o Programa atuam na Atenção Básica, porta de entrada preferencial do SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, é neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. Saiba mais sobre a atenção primária e o Sistema Único de Saúde em: www.saude.mg.gov.br/sus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...