Pular para o conteúdo principal

NA SEDE DA EMC, TRABALHADORES DA REDE MINAS ENTREGAM CARTA ABERTA AO GOVERNADOR


Entidades de representação dos trabalhadores da Rede Minas de Televisão entregaram ao governador Fernando Pimentel (PT) nesta segunda-feira, 12, uma carta aberta na qual manifestam preocupação com a comunicação pública em Minas Gerais, em especial com a recém-criada Empresa Mineira de Comunicação (EMC), e pedem valorização do corpo técnico da emissora.

A entrega aconteceu durante a inauguração da sede da EMC, no complexo da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, do qual faz parte também a Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 

A EMC reúne a Rádio Inconfidência e a Rede Minas; a rádio já funciona no local e a televisão deverá ser transferida em agosto. Os jornalistas da Rede Minas têm muitas reivindicações, mas a principal delas é a redução da sua jornada de trabalho.

“Eles querem ser equiparados aos jornalistas da Rádio Inconfidência, uma vez que dentro de poucos dias os trabalhadores das duas emissoras estarão juntos no mesmo local”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Kerison Lopes. 

“É inadmissível que continuem sujeitos a dois modelos jurídicos de contratação diferentes, com jornadas de trabalho e salários diferentes. Além disso, com a redução, passaria a ser respeitada a jornada de trabalho dos jornalistas, que é de cinco horas.”

Kerison lembrou ao governador que várias reuniões, grupos de trabalho e estudos já foram realizados para discutir o assunto, mas nenhuma decisão foi tomada.

Também participaram da entrega do documento a diretora da Asprem (Associação dos Servidores Profissionais da Rede Minas) Simone Viana, o diretor do Sindpúblicos (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Minas Gerais) Ronaldo Machado e a coordenadora do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) em Minas, Florence Poznanski.

O governador perguntou se os trabalhadores ficaram felizes com a nova sede. Simone respondeu que sim, que a nova sede é um avanço, mas mais importante ainda é a valorização dos trabalhadores que constroem a comunicação pública do estado. 

“Não adianta ter um prédio novo e funcionários em situação de penúria, com salários de fome”, acrescentou Kerison.

da assessoria do SJPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...