Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL ENTREGA REFORMA DO PARQUE GAMELEIRA DURANTE A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

Foram realizadas ações como a pintura dos pavilhões, construção de banheiros com acessibilidade e melhoria nas condições gerais para realização de eventos

O governador Fernando Pimentel entregou nesta quarta-feira, 31, durante a cerimônia de abertura oficial da 57ª Exposição Estadual Agropecuária, as obras de reforma e revitalização dos pavilhões do Parque de Exposições Bolívar de Andrade, na Gameleira, em Belo Horizonte – o Parque da Gameleira. 

Foram investidos R$ 4,67 milhões nas intervenções, com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Fernando Pimentel destacou a importância das obras para o parque, símbolo da força setor agropecuário em Minas Gerais. 

“É só a primeira etapa, porque ainda vamos fazer mais obras aqui no parque. Isso não é pouca coisa. Tem um simbolismo muito forte daquilo que eu acho, e nós todos aqui sabemos, que é governar. Eu me lembro que, em governos passados, chegou-se a cogitar a extinção do Parque da Gameleira, que seria desapropriado, que seria transformado em empreendimento imobiliário - uma coisa que não tem a ver com a nossa história e que, ao contrário, iria prejudicar a alavancagem de um setor que é importantíssimo para nós, que é o agropecuário”, afirmou.

O governador disse ainda que a conclusão das obras reforça que o Estado, mesmo diante da crise, tem buscado investir em setores estratégicos para a economia. 

“No momento que nós estamos vivendo essa tragédia econômica, política e institucional no Brasil, Minas tem de dar o exemplo que nós estamos celebrando aqui hoje, de trabalho, união e serenidade. Minas Gerais está enfrentando a crise, os serviços públicos estão funcionando, nada aqui entrou em colapso. Vamos olhar no entorno. Os estados vizinhos, e eu falo com grande tristeza quando olho para o Rio de Janeiro, estão numa situação muito pior que a nossa, mas a crise é a mesma. Por que é que um se sai pior e o outro melhor? E eu vou dizer com orgulho de ser mineiro: porque Minas trabalha e tem serenidade para enfrentar as dificuldades. Juntos, vamos vencer a crise”, finalizou Pimentel.

Revitalização
Entre as melhorias realizadas no Parque da Gameleira, que este ano completa 79 anos de criação, estão a pintura dos pavilhões, a instalação de duas balanças para pesagem de animais em eventos, a construção de banheiros com acessibilidade, a impermeabilização das lajes da arquibancada e o isolamento acústico do Pavilhão Redondo, o que melhora as condições para realizar eventos.

O presidente do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio de Souza Magalhães, destacou que as intervenções eram reivindicações antigas e que, na pratica, vão gerar economia para as associações que fazem uso do espaço. 

“O espaço antigo não oferecia as condições adequadas. Em termos de benefício imediato, essa estrutura nos currais é o que vai gerar maior impacto para os eventos. Do ponto de vista da administração do parque, sem dúvida, a revitalização de toda a rede hidráulica e parte da rede elétrica também contribuem significativamente para a economia das próprias associações que se cotizam para pagar as despesas de água e energia do palco”, afirmou.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leitão, o investimento e a realização das obras mostram a importância do setor para o governo de Minas Gerais e para os mineiros. 

“Gostaria de agradecer ao governador que sempre está prestigiando o setor, sempre tem demonstrado sensibilidade, abertura e entendimento da importância para Minas Gerais desse segmento que é um terço do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega 2,5 milhões de pessoas, sendo o setor que mais cresce na economia. Não é exagero dizer que somos a locomotiva e o esteio que segura o telhado. Esse reconhecimento vem em atitudes, em ações”, afirmou. 

Durante a cerimônia, foi descerrada placa inaugural das obras e assinado decreto que institui a Comissão de Análise e Estudo de Eventos do Parque de Exposição Bolívar de Andrade. O governador também recebeu homenagens dos representes do setor agropecuário.

Também estiveram presentes os deputados Mário Henrique Caixa e Emidinho Madeira, os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, de Cidades e Integração Regional, Carlos Murta, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Epaminondas Pires de Miranda, os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e o da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, além de autoridades, prefeitos e representantes do setor agropecuário.

A exposição
Tradicional no calendário agropecuário mineiro, a Exposição Estadual Agropecuária atrai pecuaristas, produtores rurais, estudantes de áreas afins e o público em geral, incluindo muitas famílias. A expectativa é que, durante o evento, entre hoje, 1º, e domingo, 4, cerca de 50 mil pessoas passem pelo local. Essa é uma oportunidade de dar visibilidade ao setor, viabilizando negócios, promovendo a reciclagem de conhecimentos e aproximando os moradores da capital à vida no campo. Além de animais, a Exposição conta com produtos artesanais, alimentares como queijos, mel e café, e feira de flores.

A exposição é realizada pela Seapa em parceria com Faemg, Emater, Epamig e IMA, responsável pela gerência do parque e pela operacionalização da exposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...