Pular para o conteúdo principal

PRODUTOS ORGÂNICOS GANHAM FORÇA EM POÇOS

Área de 10 mil m2 é cercada por mata nativa
 
Poços de Caldas, no Sul de Minas, possui duas propriedades certificadas para produção de orgânicos. Na tarde da última quinta, 21, o vice-prefeito Fávio Faria, que também responde pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visitou uma destas propriedades, na Fazenda Cachoeirinha.
 
"A ideia é incentivar a produção, principalmente dos orgânicos, pois muitos agricultores familiares fazem entregas de seus produtos através do PAA e PNAE às entidades, hospitais, escolas e creches do município, com isso possibilitará uma alimentação de qualidade e mais saudável para a população”, destaca Flávio Faria.
 
 
Ele esteve acompanhado pela coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário, Vanessa Barzagli.

A produção visitada é denominada ‘JRP-Sabor da Esperança’, onde são produzidos hortifrutis por meio de agricultura familiar, congregando três famílias. Flávio Faria foi recebido por um dos agricultores, José Ricardo Albino, que explica como foi o início.
 
“Pensamos em alguma coisa pra agregar renda e manter o pessoal no campo. Daí surgiu a ideia de uma horta comunitária, mas nem pensávamos no orgânico. Foi o consultor da Emater, Aparecido Venâncio Martins que sugeriu a criação de uma horta orgânica. Ele veio aqui, avaliou o local, estudou as possibilidades e então começamos. Já faz dois anos e ficamos mais de um ano no processo de certificação. Agora conseguimos e estamos comercializando produtos orgânicos”.

A JRP -Sabor da Esperança fornece para a merenda escolar das escolas estaduais, para o Programa Municipal de Alimentação Escolar (Promae), que envia às creches, e também realiza entregas na cidade, por meio de pedidos feitos através de um aplicativo no celular, pelo número (35) 99930-1262.
 
A produção é sazonal. Hoje, os produtos em oferta são alface, couve, rúcula,tomate cereja, jiló, mandioca, vagem, limão cravo, abóbora, cheiro-verde, cenoura, abacate e banana, entre outros. A entrega é feita nas residências, duas vezes por semana.

Com o aumento nas vendas, a perspectiva dos agricultores é de crescimento na produção. De acordo com Juverci Betti, outro produtor da JRP, o cultivo da horta é realizado nas horas de folga, já que trabalham na produção de café na Fazenda, como empregados.
 
“Nossos produtos têm preço comercial, um pé de alface, por exemplo, sai a R$2,00. Nossa intenção não é vender acima do preço de mercado. Queremos é que mais pessoas possam comprar produtos de qualidade e levar saúde a todos”, conclui o produtor.

Emater
A Emater possui técnicos agrícolas capacitados para desenvolver projetos no municipio. A empresa estadual recebe repasse mensal de recursos da Prefeitura mais o valor do aluguel do imóvel, onde está instalada.
 
O trabalho de incentivo aos orgânicos no município é realizado em parceria com a Sedet. Mais nove agricultores estão em processo de certificação.

Outro trabalho que está sendo realizado pela Sedet é o de mapeamento da feira-livre de sábado. Os estudos indicam a possibilidade de criação de um espaço para a venda de orgânicos de produtores de Poços de Caldas.

IBD
IBD Certificações é uma empresa 100% brasileira que desenvolve atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo (Fair Trade).

 O IBD é a maior empresa certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO/IEC 17065 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e aprovado para uso do selo SISORG (mercado brasileiro), o que torna seu certificado aceito globalmente.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...